domingo, 11 de janeiro de 2009

João de Deus - Um algarvio com projecção nacional

Faz hoje 103 anos que faleceu, em Lisboa, João de Deus, figura incontornável da história de Portugal do Séc. XIX.
Natural de São Bartolomeu de Messines, João de Deus de Nogueira Ramos nasceu em 08 de Março de 1830, filho de Isabel Gertrudes Martins e de Pedro José dos Ramos, modestos proprietários dali naturais e residentes. O pai, também comerciante, era conhecido entre os seus patrícios por Pedro Malgovernado, não que merecesse o cognome pelo mau governo da sua casa, mas pela facilidade em satisfazer as vontades dos filhos, com os quais gastava mais do que podia.
João de Deus, o quarto de catorze irmãos, não lhe permitindo a situação sócio-económica da família aspirar a uma carreira universitária, estudou latim na sua terra natal e ingressou no Seminário de Coimbra, então o único caminho para prosseguir estudos aberto aos menos abonados. Em 1850, aos dezenove anos, não tendo vocação para a vida eclesiástica, ingressou na Universidade de Coimbra como estudante de direito.
Eleito Deputado em 1869, mudou-se para Lisboa, onde viria a falecer.
Nesse mesmo ano publicou a primeira colectânea de poesias suas, Flores do Campo, após o que se seguiu o livro Flores do Campo.
Em 1877 edita a sua obra mais relevante, a Cartilha Maternal, onde apresentou um novo método de aprendizagem da leitura.
Editou outras obras literárias até à sua morte, mas nenhuma conseguiu sobrepôr-se a esta.
O filho mais ilustre de São Bartolomeu de Messines viria a falecer, aos 66 anos, no dia 11 de Janeiro de 1896, encontrando-se o seu túmulo no Panteão Nacional.
Sobre a sua genealogia e relações familiares com outros algarvios do passado e do presente, poderemos vir a aprofundar quando da apresentação do projecto genealogiadoalgarve.com.

3 comentários:

  1. Meu avô se chamava João Nogueira Ramos, sempre morou no Brasil mas descende de Portugal, seria possível alguma ligação em relação a homenagem ou familia de João de Deus, cujo nome completo é João de Deus Nogueira Ramos...

    Interessante matéria.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Ramos

    Para saber se há alguma ligação importa saber de onde era o seu avô. Aconselho-o a pedir uma certidão de nascimento, onde consta o nome dos pais e dos avós dele para que se possa ver se há ou não alguma ligação. No entanto estes apelidos são muitos comuns e aparecem juntos com alguma frequência.

    Cumprimentos
    Nuno Inácio

    ResponderEliminar
  3. Olha... acredito não ter nenhuma ligação em relação a época do João de Deus!
    Pesquisei o nome do Pai do meu avô era José Nogueira Ramos aonde este nasceu em Jiquié - BA (Brasil) consegui apenas informação de que o avô do meu avô se chamava também João Nogueira Ramos (nasceu por volta de 1850) mas não sei o momento em que vieram ao Brasil ou se foram os antepassados deles...

    Saudações

    ResponderEliminar