segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Carta de Brazão de Armas de Gil Simões

Poucos Portimonenses saberão que a Carta de Brazão de Armas mais antiga que se encontra na Torre do Tombo foi passada a dois individuos naturais desta localidade.
Foram eles os irmãos Gil Simões e Vicente Simões, nascidos em Portimão cerca do ano 1400, homenageados pelo Rei D. Duarte, como recompensa pelos serviços prestados nas Praças de Ceuta e Tânger.
Gil Simões terá combatido os Mouros em navios seus, com grande bravura, contribuindo para a consolidação destas cidades como territórios portugueses.
Gil Simões foi armado cavaleiro em 10/07/1438, conforme documento da Chancelaria de D. Duarte I.
Nesse mesmo dia o seu irmão Vicente Simões foi armado escudeiro da Casa do Rei D. Duarte.
Vicente Simões morreu sem filhos, mas Gil Simões deixou descendência, que é possível seguir até ao presente e que será apresentada no projecto www.genealogiadoalgarve.com.
O facto de Gil Simões e o seu irmão serem dados como naturais de Portimão, confirma a existência desta localidade antes da fundação da localidade de São Lourenço da Barrosa, erradamente considerada fundadora da actual cidade de Portimão.
As armas de Gil e Vicente Simões são de prata, com um leão de negro, gotado e lampassado de vermelho, sobre um monte de verde. Timbre: o leão do escudo.

1 comentário:

  1. Olá amigos;
    Pela primeira vez acessei este blog, e para minha agradavel surpresa pude ler que os irmãos Vicente Simmões e Gil Simões são filhos do Município de Portimão!
    Estou tentando fazer nossa pesquisa genealógica e até o presente chegamos ao ano de 1833, cujos avós são oriundos de Castanheira- Ribeira da Pêra.
    Esperfo agora, sempre visisar este blog, pois esta informa~ção foi por deveras importante e a referência a Portimão nos deu novas expectativas.
    Um abração ao responsável pelo blog e a todos os visitantes!
    Até breve.

    José Simões

    ResponderEliminar