quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Mapa cor-de-rosa do Século XIX

Como nos dizem os anais da História, o Mapa cor-de-rosa era o documento representativo da pretensão de Portugal sobre os territórios localizados entre Angola e Moçambique, nos quais actualmente se situam os Estados da Zâmbia, do Zimbabwe e do Malawi.
Contra esta disputa estava a Grã-Bretanha, que apresentou a Portugal o conhecido Ultimato Britânico de 1890, a que Portugal cedeu, causando sérios danos à imagem da Monarquia Portuguesa.
Era o seguinte o texto do Ultimato enviado pelo Governo Britânico em 11-01-1890:
«O Governo de Sua Majestade Britânica não pode aceitar, como satisfatórias ou suficientes, as seguranças dadas pelo Governo Português, tais como as interpreta.
O Cônsul interino de Sua Majestade em Moçambique telegrafou, citando o próprio major Serpa Pinto, que a expedição estava ainda ocupando o Chire, e que Katunga e outros lugares mais no território dos Makololos iam ser fortificados e receberiam guarnições. O que o Governo de Sua Majestade deseja e em que mais insiste é no seguinte:
Que se enviem ao governador de Moçambique instruções telegráficas imediatas para que todas e quaisquer forças militares portuguesas actualmente no Chire e nos países dos Makololos e Mashonas se retirem.
O Governo de Sua Majestade entende que, sem isto, as seguranças dadas pelo Governo Português são ilusórias.
Mr. Petre ver-se-á obrigado, à vista das suas instruções, a deixar imediatamente Lisboa, com todos os membros da sua legação, se uma resposta satisfatória à precedente intimação não for por ele recebida esta tarde; e o navio de Sua Majestade, Enchantress, está em Vigo esperando as suas ordens.
Legação Britânica, 11 de Janeiro de 1890.»
Como se sabe Portugal aceitou a pretensão Britânica sem contestar e abdicou do território a que hoje correspondem três Estados independentes.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo artigo. Está excelente.

    É a verdade escondida...

    ResponderEliminar