Em pleno Século XXI, projectar o crescimento, desenvolvimento, requalificação ou arranjos urbanísticos de uma cidade desassociando o Homem do seu meio de transporte, significa caminhar invariavelmente para a estagnação ou desertificação dos centros históricos, com a desvalorização urbana, degradação histórico/arquitectónica e prejuízo para o sector comercial que daí advém.
A cidade de Portimão padece de um grave problema de trânsito e estacionamento automóvel que ensombra e desaproveita o notável desenvolvimento que o município tem vindo a conhecer nas últimas décadas, comprometendo o efectivo retorno dos investimentos públicos e privados nela realizados se nenhuma alternativa for encontrada a curto/médio prazo.
Considerando que a gravidade do problema obriga a que todos (autarcas das várias representações políticas, representantes das organizações sociais e cidadãos em geral) dêem, de forma livre, desinteressada e construtiva, o seu contributo para uma solução efectiva e duradoura para o problema da acessibilidade, trânsito e estacionamento no município, tomo a liberdade de apresentar publicamente a debate o seguinte conjunto de ideias, acreditando ser as mais viáveis para uma solução definitiva destes problemas:
A cidade de Portimão padece de um grave problema de trânsito e estacionamento automóvel que ensombra e desaproveita o notável desenvolvimento que o município tem vindo a conhecer nas últimas décadas, comprometendo o efectivo retorno dos investimentos públicos e privados nela realizados se nenhuma alternativa for encontrada a curto/médio prazo.
Considerando que a gravidade do problema obriga a que todos (autarcas das várias representações políticas, representantes das organizações sociais e cidadãos em geral) dêem, de forma livre, desinteressada e construtiva, o seu contributo para uma solução efectiva e duradoura para o problema da acessibilidade, trânsito e estacionamento no município, tomo a liberdade de apresentar publicamente a debate o seguinte conjunto de ideias, acreditando ser as mais viáveis para uma solução definitiva destes problemas:
Estacionamento
Problema I
Praia da Rocha – entre a Fortaleza de Santa Catarina e o Miradouro
Problema I
Praia da Rocha – entre a Fortaleza de Santa Catarina e o Miradouro
Solução:
Considerando a extensão de areal que medeia a falésia e o mar, seja construído sob o areal, no espaço compreendido entre a falésia e a passadeira pedonal sobre o areal construída, um parque de estacionamento subterrâneo, seguindo o método utilizado quando da construção do hotel da Marina de Portimão. Tal parque teria acesso por túnel pelas seguintes vias:
- Rotunda da Marina junto à praia
- Após a Rotunda da Estrada da Rocha
- Junto ao Hotel Tarik na Rua D. Martinho Castelo Branco
- Pela nova rotunda a construir junto à Rua do Miradouro
Número total de lugares de estacionamento conseguidos: entre 4000 e 5000
Número máximo de utentes em simultâneo: até 25.000 pessoas
Vantagens:
Baixo custo do terreno, que é do domínio público
A diminuição do trânsito nas ruas e avenidas da Praia da Rocha, que permite a requalificação total da via pública nessa área em aproveitamento pedonal, de espaços verdes e esplanadas, sem perda de acessibilidade por parte dos residentes e turistas, com melhoria evidente na qualidade do ar.
Sustentação das falésias, uma vez que evita a erosão das mesmas pelas forças da natureza
Impacto visual nulo, uma vez que, findas as obras, o areal fica exactamente como está
Impacto ambiental nulo, ou até mesmo positivo, na medida em que se acaba com a circulação automóvel em busca de lugares de estacionamento
Acessibilidade para todos com a construção de elevadores que levam os utentes do parque à superfície, possibilitando igualmente um mais fácil acesso ao próprio areal durante o Verão.
Fácil escoamento do trânsito para fora da Praia da Rocha através dos quatro pontos de entrada e saída do parque colocados em zonas distintas.
Possibilidade de construção faseada à medida das reais necessidades da zona
Possibilidade de retorno do investimento através da cobrança da utilização do parque, que em todo o caso deverá ser gratuita até um determinado período de tempo.
Aumento do potencial turístico das praias localizadas entre o Miradouro e a Praia do Vau para melhoria da sua acessibilidade.
Uma menor utilização das acessibilidades actualmente existentes nas falésias com impacto positivo para a conservação das mesmas.
A transformação de todo o espaço entre o Miradouro e a Fortaleza de Santa Catarina em área de animação nocturna, com o desenvolvimento do comércio e serviços de forma harmoniosa em todo esse espaço, com evidentes benefícios económicos e sociais para a cidade.
Possibilidade de caracterização de nomeação PIN (Projecto de Interesse Nacional) caso o projecto de construção/exploração deste parque seja executado por uma das Sociedades Anónimas do Município, uma vez que a concretização deste projecto devolveria indubitavelmente à Praia da Rocha o estatuto de “Rainha das praias portuguesas”, e de “zona turística por excelência”, permitindo o fácil acesso, circulação e consumo por mais de 100.000 pessoas ao longo dos vários períodos do dia/noite, ao mesmo tempo que promove a circulação nessa zona turística nos meses de Inverno, com nítidas vantagens económicas para os investidores, comerciantes, cidadãos e Município.
- Rotunda da Marina junto à praia
- Após a Rotunda da Estrada da Rocha
- Junto ao Hotel Tarik na Rua D. Martinho Castelo Branco
- Pela nova rotunda a construir junto à Rua do Miradouro
Número total de lugares de estacionamento conseguidos: entre 4000 e 5000
Número máximo de utentes em simultâneo: até 25.000 pessoas
Vantagens:
Baixo custo do terreno, que é do domínio público
A diminuição do trânsito nas ruas e avenidas da Praia da Rocha, que permite a requalificação total da via pública nessa área em aproveitamento pedonal, de espaços verdes e esplanadas, sem perda de acessibilidade por parte dos residentes e turistas, com melhoria evidente na qualidade do ar.
Sustentação das falésias, uma vez que evita a erosão das mesmas pelas forças da natureza
Impacto visual nulo, uma vez que, findas as obras, o areal fica exactamente como está
Impacto ambiental nulo, ou até mesmo positivo, na medida em que se acaba com a circulação automóvel em busca de lugares de estacionamento
Acessibilidade para todos com a construção de elevadores que levam os utentes do parque à superfície, possibilitando igualmente um mais fácil acesso ao próprio areal durante o Verão.
Fácil escoamento do trânsito para fora da Praia da Rocha através dos quatro pontos de entrada e saída do parque colocados em zonas distintas.
Possibilidade de construção faseada à medida das reais necessidades da zona
Possibilidade de retorno do investimento através da cobrança da utilização do parque, que em todo o caso deverá ser gratuita até um determinado período de tempo.
Aumento do potencial turístico das praias localizadas entre o Miradouro e a Praia do Vau para melhoria da sua acessibilidade.
Uma menor utilização das acessibilidades actualmente existentes nas falésias com impacto positivo para a conservação das mesmas.
A transformação de todo o espaço entre o Miradouro e a Fortaleza de Santa Catarina em área de animação nocturna, com o desenvolvimento do comércio e serviços de forma harmoniosa em todo esse espaço, com evidentes benefícios económicos e sociais para a cidade.
Possibilidade de caracterização de nomeação PIN (Projecto de Interesse Nacional) caso o projecto de construção/exploração deste parque seja executado por uma das Sociedades Anónimas do Município, uma vez que a concretização deste projecto devolveria indubitavelmente à Praia da Rocha o estatuto de “Rainha das praias portuguesas”, e de “zona turística por excelência”, permitindo o fácil acesso, circulação e consumo por mais de 100.000 pessoas ao longo dos vários períodos do dia/noite, ao mesmo tempo que promove a circulação nessa zona turística nos meses de Inverno, com nítidas vantagens económicas para os investidores, comerciantes, cidadãos e Município.
Problema 2
Centro – Rua Infante D. Henrique/Alameda
Solução:
Centro – Rua Infante D. Henrique/Alameda
Solução:
Construção de um silo automóvel no Largo D. João II, entre a Mó e o Café Brasil, com acesso pela Rua Dr. Manuel de Almeida, ou pela Rua Portas da Serra.
Número total de lugares de estacionamento conseguidos: entre 400 e 500
Número máximo de utentes em simultâneo: até 2.500 pessoas
Vantagens:
Desenvolvimento do comércio entre a Rua Infante D. Henrique e a Rua do Comércio
Diminuição da circulação automóvel no centro da cidade.
Possibilidade de exploração privada, salvaguardando-se um período gratuito que permita a realização das compras por parte do consumidor.
Número total de lugares de estacionamento conseguidos: entre 400 e 500
Número máximo de utentes em simultâneo: até 2.500 pessoas
Vantagens:
Desenvolvimento do comércio entre a Rua Infante D. Henrique e a Rua do Comércio
Diminuição da circulação automóvel no centro da cidade.
Possibilidade de exploração privada, salvaguardando-se um período gratuito que permita a realização das compras por parte do consumidor.
Problema 3
Rede de transportes
Solução:
Rede de transportes
Solução:
Reabilitação urbana da zona compreendida entre o Pólo de Portimão da Universidade do Algarve e a Estrada de Monchique, que permita o arranjo urbanístico do actual Jardim Sárrea Prado e do Largo Gil Eanes, com a construção de um grande parque de estacionamento e do terminal rodoviário nessa zona, de modo a centralizar o acesso à cidade em transportes públicos, promovendo-se a circulação das pessoas pelo centro da cidade e uma mais fácil mudança de meio de transporte.
Número total de lugares de estacionamento conseguidos: entre 200 e 400
Número máximo de utentes em simultâneo: até 2.000 pessoas sem terminal rodoviário; mais de 5.000 pessoas com o terminal rodoviário.
Vantagens:
Evita a circulação de autocarros no centro da cidade, permitindo uma maior fluidez do trânsito ligeiro e uma melhoria no ambiente.
Requalificação de um espaço que actualmente se encontra bastante desertificado e degradado
Melhora a acessibilidade em transportes públicos
Diminui o tempo dispendido para a entrada e saída do centro da cidade em transporte público.
Promove a actividade comercial no centro da cidade.
Baixo custo de investimento, na medida em que não obriga à construção de estacionamento em silo.
Número total de lugares de estacionamento conseguidos: entre 200 e 400
Número máximo de utentes em simultâneo: até 2.000 pessoas sem terminal rodoviário; mais de 5.000 pessoas com o terminal rodoviário.
Vantagens:
Evita a circulação de autocarros no centro da cidade, permitindo uma maior fluidez do trânsito ligeiro e uma melhoria no ambiente.
Requalificação de um espaço que actualmente se encontra bastante desertificado e degradado
Melhora a acessibilidade em transportes públicos
Diminui o tempo dispendido para a entrada e saída do centro da cidade em transporte público.
Promove a actividade comercial no centro da cidade.
Baixo custo de investimento, na medida em que não obriga à construção de estacionamento em silo.
Problema 4
Estacionamento para quem não pretende entrar no centro da cidade
Solução:
Estacionamento para quem não pretende entrar no centro da cidade
Solução:
Construção de um parque de estacionamento de média dimensão, de utilização gratuita, à entrada da cidade (preferencialmente próximo do Hospital do Barlavento por possibilitar a deslocação em Vai e Vem), de modo a possibilitar o estacionamento de quem não pretende entrar de carro no centro da cidade, com vantagens enormes em termos ambientais e de circulação económica.
Este simples conjunto de medidas afigura-se como o mais eficaz para resolver um dos mais graves, senão mesmo principal, problema do Município de Portimão, sendo facilmente exequível e mostrando-se mais económicas do que outras.
Este simples conjunto de medidas afigura-se como o mais eficaz para resolver um dos mais graves, senão mesmo principal, problema do Município de Portimão, sendo facilmente exequível e mostrando-se mais económicas do que outras.
Estacionamento sob o areal.
ResponderEliminarMÉ agradável a ideia de poder ir à praia levando a tralha toda e as crianças e sair logo na praia...
O Problema... é que no verão nem lá chegava...
Concentrar estacionamento significa congestionamento das vias de acesso...
Bolsas de estacionamento, bons acessos pedonais para os ultimos 500m e optimos transportes públicos faz com que o trânsito seja mais fácil e a qualidae de vida suba.
Continue com as suas ideias e permita-me a crítica neste ponto ;)
A cidade de Portimao com o crescimento turistico que tem vindo a aumentar nos ultimos anos penso que ja esta mais que na hora de se começar a pensar num projecto para um verdadeiro terminal rodoviario, pois julgo que é pois elegante "despejar" os turistas que recebemos diariamente na nossa cidade debaixo de chuva,sol,vento, esteja o tempo como estiver, sem sitio para que as pessoas se possam abrigar etc, e as que partem em viagem igual...
ResponderEliminarAtentamente um cidadao da cidade de portimao que aqui adora viver, mas que por vezes um pouco invergonhado com algumas das incoveniencias dos disabores que nos dá Portimão.