domingo, 4 de janeiro de 2009

Fernando Pessoa é descendente de Portimonenses


A genealogia permite conhecer a ascendência e descendência das pessoas, bem como estabelecer relações familiares entre indivíduos.
É sempre curioso descobrir a miscelânea de locais de origem dos ascendentes e a distribuição geográfica da descendência.
Relativamente a Fernando Pessoa, o mesmo descende, por duas linhas distintas, de Portimonenses, uma mais recente do que outra.
Vejamos a sua ascendência:
Fernando Pessoa é natural de Lisboa, sendo filho de Joaquim de Seabra Pessoa e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira, aquele da freguesia da Sé, de Lisboa e esta de Angra do Heroísmo.
Joaquim de Seabra Pessoa era filho de Joaquim António de Araújo Pessoa e de Dionísia Rosa Estrela de Seabra, sendo o pai natural de Santa Maria de Tavira e a mãe de Santa Engrácia de Lisboa.
As ligações familiares de Fernando Pessoa à actual cidade de Portimão fazem-se pelas linhas paterna e materna de Joaquim de Seabra Pessoa.
Joaquim António de Araújo Pessoa é 5º neto de Maria Landeira, natural de Portimão, filha de João Luís Encerrabodes, falecido nesta cidade em 29-05-1599 e de Constança Fernandes Cordovil.
Dionísia Rosa Estrela de Seabra é bisneta de João de Oliveira Delgado, Juiz, nascido em Portimão em 10-02-1692.
Deste modo Fernando Pessoa é Tetraneto e 7 º neto de Portimonenses, tendo, assim, relações familiares com todos os Portimonenses que descendam de João Luís Encerrabodes ou de João de Oliveira Delgado.
Será interessante desvendar essas relações familiares, quando for apresentado o projecto http://www.genealogiadoalgarve.com/.


4 comentários:

  1. Olá Nuno!!! Bem vindo ao espaço de informação e debate sem fronteiras...salutar será podermos dar as nossas opiniões e ao mesmo tempo promover um debate de ideias...
    Quanto ao tema do teu Blog, pois irá de certeza contribuir para um maior conhecimento acerca da História da Humanidade r em especial dos Portimonenses...
    Parabens!!!
    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Relativamente à descendência de Pessoa, os 7º e 8º avós eram de Lagos.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos
    Fernando Pessoa, estou convicto, tem também laços familiares no Porto, Cantanhede e Vila Nova de Tazem.
    A relação familiar, tem ligação do seu avô materno, o conselheiro António Luis Nogueira e com o meu bisavô paterno Francisco António Nogueira, importante industrial textil portuense e presidente da AIP, cuja única filha Maria Emília de Souza Nogueira/d'Oliveira Lima, minha avó materna, era tia do poeta e de um meu 2.º primo, o Eng. Agr. Fernando Nogueira Pessoa, em Vila Nova de Tazem, no sopé ocidental da Serra da Estrela.
    A minha avó Maria Emília e o meu pai, já falecidos, sempre se referiram a Fernando Pessoa como seu sobrinho e primo de meu pai.
    Deixo este comentário à vossa consideração.
    Melhores cumprimentos,
    Manuel J. C. d'Oliveira Lima

    ResponderEliminar
  4. Em tempos que já lá vão, refugiou-se no Algarve um oficial desertor do exército húngaro, segundo a Enciclopédia Larousse. Os algarvios, como não conseguiam pronunciar o seu nome, passaram a referir-se a este refugiado como «o Hungria».
    Entretanto, este refugiado criou raízes em Portugal e por cá constituiu família.
    Esta é a origem do nome da minha falecida primeira mulher, de seu nome Maria Eugénia Rocha de Paula Hungria, cuja família reside em Cascais, nomeadamente a minha filha, Dr.a Maria Leonor Hungria d'Oliveira Lima.
    Muito agradeceria a obtenção de dados mais detalhados deste sobrenome e da sua relação com o Algarve.
    Melhores cumprimentos
    Manuel J. C. d'Oliveira Lima

    ResponderEliminar