segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

João Vaz Corte-Real - O algarvio que descobriu a América


Figura praticamente desconhecida entre os algarvios, João Vaz Corte-Real foi, talvez, uma das personalidades históricas mais importantes que a Região do Algarve já viu nascer.
Natural de Faro, onde nasceu c. de 1420, João Vaz Corte-Real foi um dos mais notáveis navegadores e exploradores portugueses do Século XV, pois descobriu a Terra Nova em 1472, terra que passou a ser conhecida por "Terra dos Corte-Reais".
Para além desta expedição, organizou ainda outras viagens à costa da América do Norte, explorando desde as margens do Rio Hudson e São Lourenço, até ao Canadá e Península do Labrador.
Isto 20 anos antes de Cristóvão Colombo ter chegado à América.
Porteiro-Mór do Infante D. Pedro foi nomeado Capitão-Donatário de Angra em 1474, assumiu também a Ilha de São Jorge em 1483.
Os seus três filhos, Gaspar Corte-Real, Miguel Corte-Real e Vasco Anes Corte-Real, continuaram os projectos de seu pai, realizando expedições marítimas.
O seu filho mais novo, Gaspar, em 1500 fez a sua primeira viagem à Terra Nova (New Found Land) então chamada "Terra dos Corte-Reais". Partiu em 1501 numa segunda expedição ao Continente Americano e nunca mais voltou. O filho Miguel, partiu em 1502 em busca de seu irmão e também nunca mais foi visto.
Prova irrefutável da presença de Miguel Corte-Real é constituída por uma grande pedra, conhecida pela Dighton Rock, em que se podem ver vários escudos em V com cruzes idênticas às usadas nas velas das Naus e Caravelas Portuguesas, o nome Miguel Corte-Real e a data 1511.
João Vaz Corte-Real era irmão de Isabel da Costa, ascendente do Visconde de Bivar.

Sem comentários:

Enviar um comentário