sábado, 24 de janeiro de 2009

Manuel Teixeira Gomes, Portugal e o Magreb

Realizou-se hoje, no Auditório do Museu de Portimão, o Seminário Internacional sobre Manuel Teixeira Gomes, Portugal e o Magreb, uma organização do ISMAT apoiada pela Câmara Municipal de Portimão.
Perante uma plateia de ilustres portimonenses, foram realizadas várias intervenções que focaram, no essencial, a vida e obra de Manuel Teixeira Gomes, nomeadamente o seu exílio em Bejaia, na Argélia; bem como a evolução das relações entre Portugal e o Magreb.
Entre os oradores contaram-se:
Abdesselam Cheddadi - Historiador, Professor na Universidade Mohammed V, em Rabat. Foi, igualmente, professor nas universidades de Princeton e Harvard. É membro de vários centros de investigação científica e organizações em Marrocos e no estrangeiro. Autor de várias obras sobre o pensamento e a cultura árabes e muçulmanas. Entre as suas obras editadas contam-se "Ibn Khaldûn L'homme et le théoricien de la civilisation" e "Les Arabes et l'appropriation de l'histoire".
Mourad Yelles - Natural de Sidi-Bel-Abbes, na Argélia, doutorado, especialista em literatura Magrebina e da cultura francófona da América. É professor catedrático do Institut National des Langues Orientales, de Paris. Autor de vários livros e estudos em Literatura Comparada ou antropologia cultural, dos quais se destacam: "Le Hawfi. Poésie Féminine et tradition orale au Maghreb" e "Cultures et métissages en Algérie. La recine et la trace." Mourad Yelles está a desenvolver um projecto de publicação de vários textos em diversas revistas ou em obras colectadas.
António Dias Farinha - Professor Catedrático de História da Faculdade de Letras de Lisboa, é Coordenador das áreas de História Moderna, de História dos Descobrimentos e da Expansão e de História do Brasil; Director dos Institutos de Estudos Árabes e Islâmicos David Lopes e Infante D. Henrique e Secretário-Geral da Academia de Ciências de Lisboa. É ainda licenciado em Medicina e diplomado em Árabe pela "École Nationale des Langues Orientales Vivantes" de Paris. É autor de várias obras editadas.
Valdemar Fernando da Silva Coutinho - Natural de Gondomar é Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, pela Universidade Nova de Lisboa. Professor de História no Ensino Secundário (aposentado) é, actualmente, Professor de História da Arquitectura no ISMAT. Vice-presidente do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica de Portimão é autor de várias obras publicadas, de que se destacam "Castelos, fortalezas e torres da Região do Algarve" e "O fim da presença portuguesa no Japão".
José António Amaral Trindade Chagas - Natural de Lisboa é Arquitecto, sendo Doutor em Conservação do Património Arquitectónico, pela Universidade de Évora. É professor no ISMAT de Portimão e autor de vários artigos publicados, como "Fortificações de Taipa em Portugal."
Mostafa Zekri - Natural de Casablanca é Licenciado em Estudos Islâmicos pela Faculdade de Direito Islâmico, de Qaraouiyyine, Marrocos e Doutorado em Antropologia Social e História, pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, de Paris. É Professor do ISMAT e investigador integrado no Centro de História de Além-Mar, na Universidade Nova de Lisboa. É autor de várias obras editadas, de que se destaca "As relações entre cristãos e muçulmanos na Andaluzia".
Rui Manuel Loureiro - Doutor em História na Universidade de Lisboa é director científico e pedagógico do ISMAT. Tem-se dedicado à investigação e divulgação da História da Expansão Portuguesa no Oriente, tendo publicado mais de uma centena de trabalhos nesta área.
José Alberto Quaresma - Natural de Portimão é Mestre em História na Universidade de Paris-Sorbonne, escritor e poeta. Foi fundador do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica. Tem vários livros editados, sendo cronista e colunista em vários jornais.

1 comentário:

  1. Este Valdemar Coutinho de Gondomar e residir em Portimão, não se poderá sabaer o nome dos e dos Avós. Será meu familar?
    Desculpem. Artur Coutinho

    ResponderEliminar