terça-feira, 21 de julho de 2009

Verão em acção é em Portimão


A cidade onde tudo acontece promete a possibilidade de umas férias inesquecíveis a quem a queira escolher como destino turístico. Longe das enchentes de outros anos, fruto da crise económica e das notícias alarmistas relativas à Gripe A, a cidade de Portimão permite um melhor desfrute das suas iniciativas e potencialidades naturais por parte de quem a visita.
Quem vier a Portimão este Verão, arrisca-se a encontrar os actores da série “Morangos com Açúcar” e a assistir às filmagens. Será, certamente, um momento alto para qualquer jovem cruzar-se na rua com os actores da sua séria favorita, encontrá-los nos bares e esplanadas, assistir às filmagens ou, quem sabe, participar como figurante numa determinada cena.
Os mais novos, poderão ainda passar momentos agradáveis na Quinta Pedagógica, contactando com animais domésticos, percebendo como se trata de uma horta, conhecendo as alfaias agrícolas numa visita ao museu, ou vivendo a emoção de um passeio de burro ou de cavalo no interior da quinta, enquanto os adultos tomam o seu café.

Diariamente cada turista poderá desfrutar do Sol e do mar das Praias da Rocha, Vau ou Alvor, todas com a atribuição de Bandeira Azul e dotadas de acessibilidades para pessoas com dificuldades de locomoção. Se preferir um ambiente mais resguardado, poderá optar pela Praia da Marina.
Nos períodos em que o Sol não aconselha a permanência na praia, poderá optar por uma deslocação ao centro da cidade para umas compras no comércio tradicional, a que poderá juntar uma visita ao Museu ou às Igrejas Matriz e do Colégio. Para relaxar a cidade oferece inúmeras esplanadas desde o centro da cidade (Casa Inglesa, Alameda, Zona Ribeirinha) até à Praia da Rocha (zona dos bares com esplanadas viradas ao mar), não esquecendo a Marina de Portimão ou a Ria de Alvor.

Outro passeio recomendável é ao centro da vila de Alvor, onde poderá observar o típicismo desta vila piscatória, que mantém no essencial a sua traça tradicional e o casco, recomendando-se uma visita à Igreja Matriz e às ruínas do castelo, podendo ainda desfrutar de uma das esplanadas viradas para a Ria.
À noite Alvor tem à disposição um vasto leque de restaurantes e de bares com animação de música ao vivo, estando o comércio aberto até à meia-noite.
Se optar por Portimão poderá jantar nos remodelados restaurantes da Zona Ribeirinha e, na Praia da Rocha nos vários restaurantes da Avenida ou do próprio areal da praia, podendo a noite continuar até às 4 horas nos bares e até às 6 horas nas discotecas.
Recomendável é assistir a um pôr-do-sol na Fortaleza ou no Miradouro.
Se gosta de caminhar poderá fazê-lo nas rotas acessíveis do centro da cidade ou na Zona Ribeirinha. Na Praia da Rocha um passeio pela avenida poderá ser igualmente muito relaxante.
Além destas ofertas diárias, a cidade tem ainda um vasto leque de iniciativas públicas e privadas que prometem agradar os visitantes, que certamente viveram momentos únicos e dificilmente repetíveis:

De 24 a 26 de Julho decorre na Zona Ribeirinha de Portimão o Carnaval da Bahia Portimão 09, com actuações de Carlinhos Brown (24), Netinho (25) e Daniela Mercury (26) e animações de Banda Folia & Joice Bahia, Jeam Cremona, Sambrasil, Cláudia Ferreira, Capoeira Topázio, Samba de Roda, Grupos de Axé (Jamaica Dance) e Baile Funk (com DJ Careca).
Se gosta de outras músicas no dia 25 poderá assistir, na Igreja do Colégio ao Concerto com o Grupo Euterpensemble (música clássica).
Já no dia 30 de Julho o Pavilhão Arena oferece o Concerto Innocence, com Carlos Marin.
Durante o mês de Agosto, quase diariamente a Fortaleza de Santa Catarina apresenta “Música ao Pôr do Sol”, por Joana Gouveia Quarteto.
Entre os dias 5 e 8 de Agosto será a vez do Autódromo do Algarve oferecer o Festival Rock One, com as actuações de James Morrison, Mia Rose e The Waterboys (5), Bloc Party, Os Pontos Negros e Dub Inc. (6), James, Ana Free, Bjorn Again e The Waterboys (7) e The Offspring, Tara Perdida, Fonzie e My Bloody Valentine (8).
A atrair multidões todos os anos mantém-se o Festival da Sardinha, na Zona Ribeirinha, entre os dias 7 e 16 de Agosto, este ano com espectáculos a cargo de Paulo Gonzo (7), José Cid (8), Amália Hoje (9), Xutos & Pontapés (10), Platinum Abba (11), Carlos do Carmo (12), Deolinda (13), Jorge Palma (14), Zeca Baleiro (15) e Tito Paris (16).
Podemos ainda destacar os Grande Espectáculos Musicais. O próximo espectáculo estará a cargo da By the Music, que a partir das 22 horas do próximo dia 31 (Sexta-feira), apresenta no Auditório Municipal de Portimão “Momentos de Dança Clássica”, em que actuam 13 bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. Trata-se de um ‘best of’, cujo repertório inclui Giselle, D. Quixote, Quebra-nozes, Lago dos Cisnes, Cinderela, Romeu e Julieta e outros clássicos. Em 21 e 22 de Agosto, apresenta-se o Grande Circo Acrobático de Pequim com o espectáculo “Dreams”. Baseado na arte milenar da acrobacia chinesa, integra 35 ginastas e acrobatas que retratam um colorido mundo de sonho visto pelos olhos de uma jovem criança. Por fim, a 12 de Setembro, do México virá o Ballet Nacional de Jalisco, que apresentará os “Mariachis de Jalisco”.
Entre os dias 25 de Julho e 23 de Agosto decorre a Feira do Livro de Portimão, na Zona Ribeirinha, onde poderá contactar com alguns escritores em sessões de autógrafos.
Entre os dias 25 de Julho e 16 de Agosto decorre a Exposição World Press Photo (a que concorreram 96.268 fotógrafos, de 124 nacionalidades, tendo o júri atribuído prémios em dez categorias diferentes a 62 fotógrafos, de 27 países), no Museu de Portimão, que passa a estar aberto em horário nocturno e oferece ainda as exposições: Manuel Teixeira Gomes “O Coleccionador de pintura”, De 1910 à Actualidade – Moedas Comemorativas Portuguesas e Art Allgarve 2009 - As Bright as the Sun
Se gosta de exposições pode ainda visitar a Exposição Forças, no Teatro Municipal de Portimão, a Exposição de pintura de Helena Reis “Coisas de Mim” (EMARP) e o Ciclo de Exposições de Alvor.
Dia 3 de Agosto há teatro de rua, na Alameda da República, com a participação especial de João Baião na peça “Família Fulia”.
A cidade festeja igualmente datas especiais, como acontece com as Festas de Santo André (1, 2, 8 e 9 de Agosto), na Paróquia da Penina e, nos mesmos dias, o Dia Internacional da Juventude, com concertos, DJ’s, cinema e muita animação no areal da Praia da Rocha, junto ao Miradouro.
Se gosta de desporto, a Área Desportiva da Praia da Rocha permite visualizar ou praticar actividades como: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Rugby, andebol, Speedminton, Flingo, Frisbee, Tiro ao Alvo, Hidroginástica, Caminhada, Fitness, Surf ou Mergulho.
Dias 1 e 2 de Agosto realiza-se uma Etapa do Campeonato Nacional de Futvólei e, nos dias 8 e 9 de Agosto as 24 horas de Futebol de Praia.
A destacar e a não perder é o Mundialito de Futebol de Praia, nos dias 7 e 9 de Agosto.
Se gosta de emoções fortes e muita adrenalina, o Autódromo do Algarve proporciona muitas provas, até ao final do ano, que justificarão a sua presença.
Entre 31 de Julho e 2 de Agosto ocorrerá, pela primeira vez em Portugal, os 1000 Km do Algarve- Le Mans Series, com corridas nocturnas.
De 28 a 30 de Agosto de 2009 realiza-se o Campeonato Open de Velocidade/Vodafone
De 11 a 13 de Setembro realiza-se o Campeonato FIA GT (GT3 e GT4) e de 18 a 20 o Campeonato FIA GT (GT1 e GT2)
Outubro será um mês em cheio com Campeonato Nacional de Velocidade (9 a 11), o Algarve Historic Festival (16 a 18) e o Superbike World Championship (23 a 25)
Não faltam motivos para visitar Portimão neste Verão. Afinal Verão em acção é em Portimão.

3 comentários:

  1. Muito bem!
    Aqui se vê a diferença dum portimonense interessado em promover a sua terra, ao contrário dos defensores da desgraça, dos adoradores de calúnias e da política rasca de terra queimada...

    ResponderEliminar
  2. Andas mesmo a mamar muitos euros da câmara !!!!! mais um vendido

    ResponderEliminar
  3. Caro Perdigueiro

    Fazer politica de oposição a um Executivo Municipal não obriga a que se faça oposição à cidade. Infelizmente há quem não saiba fazer oposição, atacando a cidade e a imagem da cidade quando o que deveria ser atacado era o Executivo e as suas decisões. Com essa atitude, não perde o Executivo, mas sim os comerciantes, os investidores e a população em geral.
    Se não querem ou não sabem fazer politica de oposição ao Executivo Camarário é um problema politico grave, que afecta toda a cidade.
    Talvez para si e outros opositores ao Executivo tudo se resuma a contratos de compra e venda. Os últimos 4 anos mostraram alguns vendidos, mas eu não fui um deles, até porque nunca fui candidato a qualquer órgão autárquico. Os próximos 4 anos revelarão outros, mas eu também não estarei entre eles, porque não sou candidato a nada.
    Uma coisa posso-lhe garantir, NUNCA me verá a fazer oposição à minha cidade e á minha Região, seja qual for o Executivo que a lidera, pelo contrário, tudo farei para a promover.

    Cumprimentos

    Nuno Campos Inácio

    ResponderEliminar