segunda-feira, 20 de julho de 2009

Portimão homenageia o Dr. Lineu Lopes Teixeira

Foram aprovados na Reunião de Câmara da passada Quarta-feira os topónimos de homenagem ao Dr. Lineu Lopes Teixeira, com a atribuição de uma Rua e de uma Travessa com o seu nome, em zona urbana, paralela à Estrada de Monchique. Esta localização foi escolhida tendo em atenção a sua proximidade ao Hospital do Barlavento Algarvio.
O Dr. Lineu Lopes Teixeira, médico especialista em Cardiologia, é natural de Lisboa, onde nasceu em 20/09/1937, tendo falecido em 18/07/1992. Era filho do também médico portimonense Dr. António Lopes Teixeira.
Logo que tirou o curso na Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1964 e apesar de ter permanecido na capital para tirar a especialidade, desde logo começou a exercer medicina em Portimão, ao fim-de-semana, no consultório do seu pai, na Rua Nova, onde sempre viveu e onde ainda hoje funciona um consultório médico.
Prestou serviço militar obrigatório em Angola, como Alferes Miliciano Médico, em 1968-1969, onde ficou conhecido pelo seu elevado humanismo.
Tirou a especialidade em cardiologia 1971, passando desde então a exercer essa actividade em Portimão, de forma permanente.
Sendo uma especialidade rara na altura na região algarvia, vinha gente um pouco de todo o Algarve ao seu consultório, atraída pela fama de excelente cardiologista que o Dr. Lineu tinha.
Muitas vezes, as gentes mais pobres, que não tinham dinheiro para pagar os seus serviços, pagavam as consultas com peixe, carne ou legumes que traziam do campo.
Publicou um estudo sobre “A Mortalidade no Enfarte do Miocárdio”, no Boletim da Sociedade Portuguesa de Cardiologia XI: 371, 1973, com a colaboração do Dr. José Alberto Rato e A. Agualusa, Silva Serrano, A. Maldonado Simões, L. Pereira de Almeida, Seabra Fabião, Sousa Prates.
Presta, assim, a cidade de Portimão, uma justa homenagem a este clínico, personalidade conhecida pelo seu humanismo e competência profissional, além de ter sido um dos principais proprietários da cidade.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste artigo.

    Gosto muito de História Local e, principalmente, de Toponímia. Existe, um pouco, por todo o País, alguma Toponímia que foi da minha "responsabilidade", e em Portimão também.

    Parabéns pelo trabalho

    Manuel Lopes

    ResponderEliminar