quinta-feira, 30 de julho de 2009

História da Mexilhoeira Grande

As Edições Colibri e a Fábrica Paroquial da Mexilhoeira Grande apresentam-nos este excelente trabalho de João Miguel Simões, que nos permite saber mais sobre a história desta freguesia portimonense.
Natural de Lisboa (1976), João Miguel Simões é licenciado em História, na variante História de Arte, sendo autor dos livros:
Odivelas, o Senhor Roubado
A Fonte das Bicas
O Convento das Trinas do Mocambo
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Mexilhoeira Grande
História da Santa Casa da Misericórdia de Borba
Borba, Património da Vila Branca
O presente livro, História da Mexilhoeira Grande, mostra-nos a evolução da ocupação humana nesse território desde o reino pré-histórico de Alcalar até à actualidade, apresentando ainda a lista dos curas da Igreja Paroquial da Mexilhoeira Grande até 1752, com notas biográficas.
Um livro muito bom para quem quer conhecer melhor a sua terra.

1 comentário:

  1. Trata-se de facto de um excelente trabalho e muito bem documentado. Com muito interesse para a História Local e Regional e referindo aspectos pouco conhecidos, como por exemplo, a história da extinta freguesia de Nossa Senhora do Verde.
    Além dos trabalhos mencionados, o autor deu recentemente à estampa uma outra obra de temática algarvia sobre o convento da Graça de Loulé, com interessantes hipóteses sobre a sua origem franciscana ainda no séc. XIII.

    ResponderEliminar