terça-feira, 14 de julho de 2009

Final das obras no Castelo de Silves

Um dos principais pontos de atracção turística histórica do Algarve está de “cara lavada”.
Depois de anos em obras, que visaram principalmente fazer um levantamento arqueológico e requalificar o espaço inter-muralhas, o Presidente da República marcou presença na cerimónia de “reabertura” (o Castelo nunca esteve fechado, mas as visitas resumiam-se às muralhas) deste espaço requalificado, que promete atrair muito mais visitantes à cidade de Silves e à Região do Algarve.
Das obras realizadas destacam-se as escavações arqueológicas dos Palácios Islâmicos, a adaptação das torres em pequenos núcleos museológicos, os jardins de inspiração islâmica e uma cafetaria sobre um lago artificial. Infeliz, na minha opinião, foi a requalificação da cisterna, que merecia ser adaptada a uma sala de exposições de elevado nível.
No entanto, a requalificação foi bastante positiva e acredito que incentivará o desenvolvimento turístico, na vertente histórica, da Região do Algarve.
Para complementar esta valorização do património, deverá a Sé de Silves ser, igualmente, alvo de uma intervenção urgente, que garanta a segurança de quem quer fazer um turismo histórico no Algarve.
Seguem algumas fotos do Castelo requalificado:

Sem comentários:

Enviar um comentário