segunda-feira, 13 de julho de 2009

Porto de Cruzeiros de Portimão


Com o desassoreamento da foz do Rio Arade, o Porto de Cruzeiros de Portimão criou um novo vigor, tornando-se um ponto de passagem e atracagem de navios de cruzeiro de média dimensão.
Até ao final do presente ano, 26 navios atracarão na cidade de Portimão, trazendo a bordo 26.000 turistas que, de outra forma, nunca se deslocariam à Região do Algarve.
A este volume de turistas há que acrescentar aqueles que, semanalmente, neste porto, embarcam ou desembarcam do ferry «Volcán de Tijarafe» da empresa Navieras Armas, que realiza uma carreira regular com destino ao Funchal e que, entre 15 de Junho de 2008 e 14 de Junho de 2009, transportou 25.948 passageiros e um total de 10.820 veículos.
Importa, assim, dar uma especial atenção urbanística a esta zona ribeirinha, que se assume, cada vez mais, como uma importante porta de entrada turística na cidade de Portimão e, consequentemente, na Região do Algarve.
Com o declínio da utilização do Porto de Portimão como local de carga e descarga de mercadorias e a implementação do transporte de passageiros, fará todo o sentido ampliar o Porto de Cruzeiros para Sul, permitindo a ancoragem de mais do que um navio em simultâneo. No passado dia 21 de Junho, para que atracasse no porto o «Thomson Destiny», o maior navio de sempre a entrar num porto algarvio, transportando 1450 passageiros e uma tripulação de 540 elementos, mostrou-se inevitável o atraso no embarque e partida do Amarras, que só saiu da Portimão à noite.
A recuperação do Convento de São Francisco mostra-se ainda mais urgente, podendo perfeitamente ser utilizado como o primeiro ponto de visita em Portimão e, ao mesmo tempo, como um convite para a deslocação pedonal dos turistas para a zona ribeirinha e o centro da cidade.
Também a falésia da Estrada da Rocha deve ser alvo de uma requalificação que a torne num importante cartaz turístico da cidade, uma vez que o desenvolvimento sustentável de uma cidade ou de uma região não se faz apenas com as grandes obras, mas também com as pequenas intervenções de pormenor que as complementam.
Até ao final de Setembro, atracarão na cidade de Portimão os seguintes navios:
2 Ago. Thomson Destiny – 2029 passageiros
11 Ago. Oceana – 2916 passageiros
18 Set. Vistamar - 405 passageiros
20 Set. Thomson Destiny – 2029 passageiros
21 Set. Rotterdam – 1916 passageiros
23 Set. Thomson Spirit – 1774 passageiros
25 Set. Astor – 820 passageiros

1 comentário:

  1. http://ernestosaothiago.blogspot.com/2009/07/porto-de-cruzeiros-de-portimao.html

    ResponderEliminar