quinta-feira, 26 de março de 2009

Frei Vicente de Santo António - Padroeiro da cidade de Albufeira


Natural de Albufeira, onde nasceu em 1590, Vicente de Carvalho (nome de baptismo de Frei Vicente de Santo António), era filho de António Simões, um médico dessa cidade e de Catarina Pereira.
Oriundo de uma família nobre, Vicente dedicou-se aos estudos na sua terra natural até aos 14 anos, idade com que partiu para Lisboa, onde estudou durante mais oito anos. Revelou-se, então, um bom cantor, músico, dextro tocador de instrumentos, conhecedor de línguas clássicas, desenhador, estudante de Medicina e esgrimista.
No entanto, foi a sua grande vocação religiosa que se sobrepôs, fazendo-o tomar a decisão de tornar-se padre, em 1612.
No ano de 1621, quando já se encontrava no México, ingressou na Ordem dos Agostinhos Recoletos.
Assumindo-se missionário, desse país seguiu para as Filipinas e daí para o Japão.
Vicente chegou a este país numa época bastante contorbada, em que os seus governantes, receando a propagação do cristianismo, iniciam grandes perseguições religiosas aos cristãos.
Fugindo a essas perseguições, Frei Vicente de Santo António refugiou-se nas montanhas, onde permaneceu durante 6 anos, nunca deixando de dar catequese aos nativos.
Preso em 1629, esteve encarcerado durante dois anos.
Em 2 de Setembro de 1632, foi-lhe lida a seguinte mensagem: “Manda o Imperador que no lugar já preparado sejam os seis queimados vivos, se não renegarem antes a lei que pregam, se o fizerem, porém, ficam livres e serão favorecidos e honrados pelo Imperador”.
Frei Vicente viria a acatar o martírio como dádiva de Deus, a 3 de Setembro de 1632, nas imediações de Nagasáqui.
Beatificado em 1867, tornou-se padroeiro de Albufeira em 1965.

1 comentário:

  1. Alexandre C.Figueiró4 de maio de 2010 às 10:08

    Existem relatos de que um certo frei Vicente de StoAntônio esteve por Rio Pardo/RS no ano de 1754, mas pelas datas indicadas não seria possível ser o mesmo.Vcs tem esta informação?

    ResponderEliminar