segunda-feira, 2 de março de 2009

Museu da Carrapateira - Um espaço a conhecer

A poucos museus nacionais cabe tão bem a expressão "feito pelo povo e para o povo" como ao recém-criado Museu do Mar e da Terra da aldeia da Carrapateira.
Idealizado e construído a partir da ideia dos seus residentes, o museu é a casa da identidade e da memória da aldeia; da sua vivência comunitária resultante da biodiversidade de um território caracterizado pelo binómino natural terra/mar.
Localizado na aldeia da Carrapateira, que deveria ter a designação de aldeia histórica do Algarve (não se compreende como é que numa região turística não se aposte na divulgação das suas aldeias mais típicas, como é o caso da Carrapateira, Bordeira, Raposeira e tantas outras que mantém a sua traça algarvia, criando um roteiro turístico de visita a estes locais) no cimo de um monte que tem uma invejável vista sobre o mar, talvez das mais bonitas do Algarve, o Museu expõe além de muitas imagens e dados biográficos de elevado interesse para a genealogia, um leque de objectos ligados às actividades da terra e do mar.
Com um quadro de pessoal acolhedor, simpático e interessado, o Museu da Carrapateira é um lugar a conhecer, no Algarve mais profundo e, por isso, mais típico desta região turística.

Sem comentários:

Enviar um comentário