quinta-feira, 19 de março de 2009

As origens Portimonenses de Adelino Amaro da Costa

Adelino Manuel Lopes Amaro da Costa, que nasceu em Lisboa em 18.04.1943 e faleceu no acidente de Camarate em 04.12.1980 foi um notável político português, detentor da pasta da Defesa Nacional à data da sua morte. Engenheiro Civil, após o 25 de Abril de 1974, foi um dos fundadores, juntamente com Freitas do Amaral, do CDS, tendo sido o primeiro secretário-geral desse novo Partido. Deputado à Assembleia Constituinte entre 1975 e 1976 e deputado à Assembleia da República até 1980, chegou a ser presidente do Grupo Parlamentar do CDS. Com a vitória da AD nas eleições legislativas de 1980, foi-lhe atribuída a pasta da Defesa Nacional do VI Governo Constitucional, tornando-se o primeiro civil a assumir o cargo de Ministro da Defesa, após o 25 de Abril.
Faleceu num desastre de avião em Camarate, na noite de 04 de Dezembro de 1980, em conjunto com a sua esposa, o então primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e a companheira deste, Snu Abecassis, quando se dirigiam para o Porto para participar num comício de apoio a Soares Carneiro, o seu candidato para as eleições presidenciais desse ano.

Se estas notas biográficas são conhecidas da esmagadora marioria dos portugueses, poucos saberão da costela algarvia de Adelino Amaro da Costa e das suas raízes ao município de Portimão. No entanto, o seu bisavô paterno, José Rafael da Costa, falecido em 1912, era um proprietário rural nascido e morador na Mexilhoeira Grande. Tinha, assim, Adelino Amaro da Costa uma próxima relação familiar com muitos antigos e actuais portimonenses.

O bisavô paterno de Adelino Amaro da Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário