terça-feira, 17 de março de 2009

Carta de criação da povoação de São Lourenço da Barrosa e de privilégios aos seus moradores

A questão da fundação de São Lourenço da Barrosa, principalmente no que se refere aos nomes dos seus 40 fundadores, sofre algumas alterações dependentes da edição que consultamos.
Para podermos saber exactamente qual a grafia usada na elaboração de cada nome seria necessário consultar o documento original, que está desaparecido há muito.
Perante essa impossibilidade, não nos restava outra alternativa senão "fazer fé" nos nomes apresentados na Memória Monográfica de Portimão, do Padre José Gonçalves Vieira, editado em 1911.
No entanto, o historiador José Manuel Vargas, especialista em história local, teve a amabilidade de fornecer as imagens de duas cópias ainda existentes na Torre do Tombo que, embora diferentes do original, devem manter em grande parte a grafia original, principalmente a que consta na Chancelaria de D. Afonso V.
Cerca de 80 anos depois foi elaborada uma outra cópia, conhecida por "cópia de leitura nova", em pergaminho iluminado, de leitura mais fácil.
De recordar que a Carta Régia data de 04 de Agosto de 1463, foi dada em Lisboa e escrita por Gonçalo Cardoso.
Pela enorme importância para o conhecimento da história da cidade de Portimão, aqui divulgo as imagens dos documentos, aproveitando por agradecer publicamente ao Dr. José Manuel Vargas a disponibilidade que tem manifestado para apoiar o projecto de genealogia que tenho levado a cabo, fornecendo nomes e dados que, de outra forma, continuariam esquecidos da esmagadora maioria dos portimonenses.
Como disse uma vez o Professor José Hermano Saraiva: "Espero que estejam a fazer história, pois reconstruir a história é muito mais dificil do que fazê-la de novo...".
Imagem da cópia da Leitura Nova em pergaminho iluminado.

Imagens da cópia da Chancelaria de D. Afonso V.

Segundo informação do Dr. José Manuel Vargas, na imagem de fls.: 122 refere-se a São Lourenço da Barrosa as 6 últimas linhas e "tem um título na margem esquerda, em parte dentro do D de Dom Afonso. Lê-se: "pouoraçom de sam lourenço da barrosa que se chama portymam". E outro título, por cima, que foi escrito quando se fez a cópia da Leitura Nova. Este título está escrito a vermelho."
Na imagem de fls.: 122v está o resto dos nomes dos fundadores e o título "Portymam".
Confirma-se assim, ao contrário do que foi dito na mensagem "Porque Portimão não pode ser São Lourenço da Barrosa" que se referem à mesma localidade, embora se mantenha, agora de forma mais esclarecida, que Portimão já existia antes da fundação de São Lourenço da Barrosa.

1 comentário:

  1. Caro Nuno Inácio:
    Permita-me um pequeno esclarecimento sobre o registo da carta de 4 de Agosto de 1463 na de D. Afonso V. Foi feito de imediato, quando a carta foi passada. É como que um duplicado do original. Se houver diferenças, serão mínimas, devidas a qualquer lapso do escrivão. Já o título, na margem, esse foi averbado posteriormente, quando se organizaram os cadernos do livro de registos. Daí a expressão "Povoação de S. Lourenço da Barrosa que se chama Portimão", não parecer rigorosamente equivalente ao conteúdo do registo. Sabe-se agora, e espero publicar um artigo mais desenvolvido sobre este assunto, que a vontade de D. Afonso V de dar o nome de S. Lourenço da Barrosa à nova povoação não resultou. Por documentos de 1464, sabe-se que já tinha o título de vila e que, em 1469, surge com a designação de Vila Nova de S. Lourenço da Barrosa. Mas, a partir de 1471, deixa de se usar esse nome e passa a usar-se o de Vila Nova de Portimão.
    Cumprimentos
    J. M. Vargas

    ResponderEliminar