domingo, 3 de maio de 2009

O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713)

Foi apresentado no III Encontro de Genealogistas do Algarve, em Portimão, o mais recente trabalho de António Horta Correia "O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713)", sobre a vida e obra de João Rodrigues do Rego, um cego natural de Campo Maior (nasceu a 02 de Maio de 1649, 360 anos antes do dia da apresentação do livro em Portimão) que, no Séc. XVII, apesar da sua deficiência e quando o analfabetismo em Portugal rondaria os 90% da população, conseguiu ser admitido como aluno no Colégio da Companhia de Jesus, onde estudou. Posteriormente fez estudos superiores de Filosofia na Universidade de Évora, onde se licenciou.
Convidado a leccionar em Tavira, mudou-se para esta cidade, onde foi professor de Filosofia, Latim falado e escrito e gramática de grandes vultos sociedade e da da cultura da cidade de Tavira.
Casado, teve descendência que é possível conhecer até ao presente.
Um grande Homem a conhecer com a leitura deste livro, muito bem apresentado e recheado de imagens de documentos originais.
O seu autor, António Manuel Capa Horta Correia, natural de Vila Real de Santo António, licenciado em Finanças, professor e homem ligado à causa pública, foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sendo ainda autor das obras "Dossier Gonçalo Viegas de Moncarapacho e Mazagão" e "Sebastian Ramirez (1828-1900) Subsidio documental para uma biografia".
Em nome da Organização do III Encontro de Genealogistas do Algarve, agradeço publicamente a elevada honra que nos deu a sua presença e a intervenção que fez, permitindo-nos conhecer esta figura que deveria ser uma referência, ainda na actualidade, para todos os algarvios e para todos aqueles que, portadores de qualquer deficiência, não se abatem, lutando pela sua dignificação pessoal, social e académica.

Sem comentários:

Enviar um comentário