quinta-feira, 14 de maio de 2009

Actas de Vereação de Loulé


Quem se dedica à Genealogia, ou à própria História, cedo ou tarde vê o seu trabalho interrompido devido à falta de documentos. Deste modo, é sempre uma alegria quando tomamos conhecimento da existência de documentos que nos permitam desvendar um pouco mais da nossa história com base em prova documental.
O Município de Loulé é um raro exemplo de preservação e publicação documental, de grande importância para o conhecimento da história local e para o estudo da genealogia.
O primeiro volume das Actas de Vereação de Loulé transcrevem as actas deste município dos Séculos XIV e XV que chegaram até à actualidade, distribuídas pelos seguintes anos: 1384-1385; 1392; 1394-1396; 1402-1404; 1408; 1468-1470; 1481; 1487-1488.
Graças a estes documentos sabemos como estava organizada a comunidade de Loulé nestas épocas, o nome dos titulares de cargos e o nome de cidadãos comuns, havendo em muitos casos informações genealógicas (identificando determinada pessoa como filha, neta, sobrinha, irmã ou cônjuge de outra).
O Segundo volume contem as Actas de Vereação do Século XV, mais concretamentos dos anos 1492-1497.
Temos, neste volume, praticamente todas as actas deste período de 5 anos, contemporâneo da chegada de Colombo à América ou da partida de Vasco da Gama para a India. Nestas actas temos os nomes de grande parte da população de Loulé no final do Séc. XV.
De notar que, relativamente aos registos paroquiais, Loulé tem registos de baptismo e de casamento a partir de 1540. Deste modo, caso o município de Loulé venha a aderir ao projecto www.genealogiadoalgarve.com, poderá vir a ser o município do país onde mais gerações se pode recuar para cidadãos comuns, bem como aquele que permite conhecer mais dados biográficos dos seus cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário