quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Outras localidades - Caldeira Velha

O Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha localiza-se na Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores e apresenta-se como uma reserva da biosfera de grande importância para a botânica e fauna típicas das Florestas da Laurisilva, dada a grande diversidade de espécies e a elevada abundância de fétos arbóreos que povoam este Monumento natural, principalmente devido ao clima muito próprio que estimulou o aparecimento de associações de vegetação natural e floresta de espécies exóticas.
Caracteriza-se também pelas suas características geológicas uma vez que que força telúricas se fizeram sentir aqui em tempos geologicamente recentes com grande intencidade. O seu relevo acidentado profundamente encaixado na montanha do Pico do Fogo, aliado a uma ribeira com pequenos açudes e abudantes caudais em determinadas épocas do ano.
Os Açudes, devido á temperatura da água e a suas carateristicas medicinais são utilizadas a séculos para banhos.
Esta ribeira é alimentada por nascentes de água quente de origem termal que caem formando cascatas com águas acastanhadas devido á grande abundância de ferro existente na água.
É de salientar a abundância de caldeiras, fumarolas e afloramentos rochosos de cores variadas.
O seu ponto de maior altitude encontra-se nos 628 metros e faz parte dos contrafortes do Vulcão do Fogo, onde cuja cratera se encontra alojada a Lagoa do Fogo. (Wikipedia)
Neste local, escondida pela vegetação luxuriante, encontra-se a vertente mais agressiva da Terra, manifestada pela actividade vulcânica.


video

Sem comentários:

Enviar um comentário