sábado, 29 de agosto de 2009

Projecto genealogiadoalgarve.com apresentado dia 12 de Setembro

No próximo dia 12 de Setembro de 2009, pelas 17:00 horas, no Auditório do Museu Municipal de Portimão, terá lugar a cerimónia pública de apresentação do projecto http://www.genealogiadoalgarve.com/, com a divulgação dos dados relativos à freguesia de Portimão, para a qual convido todos os interessados.
De recordar que o projecto genealogiadoalgarve traduz-se numa base de dados de dimensão regional, que trata a informação pessoal e familiar de todos os indivíduos que nasceram, casaram, ou faleceram no Algarve, criando árvores genealógicas e revelando todas as relações familiares de todos os indivíduos, desde que há registos, até 1905.
O facto de o projecto não conter os dados posteriores a 1905, deve-se ao imperativo legal da reserva de dados, que impede a divulgação de certos dados pessoais. No entanto, esses dados serão colocados desde que os indivíduos nascidos depois desta data forneçam os dados e autorizem a sua divulgação, bastando, para tal, preencher a ficha de dados que será disponibilizada após a apresentação do projecto.
Com a apresentação pública dos dados relativos à freguesia de Portimão, qualquer pessoa terá acesso aos dados já lançados, que neste momento compreendem c. 90.000 indivíduos directa ou colateralmente relacionados com a freguesia de Portimão, num total superior a 300.000 dados (entre nomes, datas, localidades, informações biográficas, profissões, imagens, etc.), mostrando-se tratados os dados relativos à freguesia de Portimão de Processos do Tribunal do Santo Ofício, Chancelarias Régias, Processos de Habilitação e Registos Paroquiais. Neste último caso já se encontra tratada a informação de todos os Assentos de Casamento legíveis desde 1613 a 1905 e todos os Assentos de Baptismo de 1575 a 1604.
A base de dados que será apresentada permite a elaboração de estudos, na medida em que, para além das informações e relações familiares, o projecto contém dados que permitem conhecer taxas de natalidade e número de nascidos/ano, taxas de mortalidade e número de mortos/ano, número de casamentos/ano, esperança de vida, evolução demográfica, quais as zonas geográficas que contribuíram para o crescimento populacional da freguesia de Portimão (de onde vieram determinadas pessoas/famílias), composição étnica (população negra, cigana, estrangeira), número de habitantes em cada período, evolução onomástica, estratificação social (número de escravos, de expostos, de filhos de pai incógnito), profissões, local de residência, etc… Recorrendo a este trabalho é possível conhecer os herdeiros de determinado indivíduo para proceder a partilhas de bens e é possível a um estrangeiro obter os dados dos seus antepassados portugueses para obter a nacionalidade portuguesa. Com a apresentação deste projecto, poder-se-á dar início a uma nova vertente de turismo, com a criação do “Turismo genealógico”, que se traduz na deslocação de indivíduos aos locais onde viveram os seus antepassados, agora revelados.
Normalmente os estudos de genealogia dedicam-se a determinada família ilustre, ou a apenas uma figura notável. Este projecto faz o estudo de genealogia de toda a população, ilustre ou não, porque cada indivíduo deu o seu contributo no passado para que Portimão (e o Algarve) seja o que é actualmente; até indivíduos que faleceram à nascença, mas que constam dos registos, estão incluídos nesta base de dados global.
Nesta medida, o projecto http://www.genealogiadoalgarve.com/ é pioneiro mundial neste tipo de pesquisa e tratamento informativo, não havendo notícia de outra Região do Mundo a fazer o tratamento genealógico completo da sua população. Pela dimensão óbvia deste projecto, o mesmo terá que ser feito freguesia a freguesia, município a município, com o apoio das Autarquias Locais ou de outras entidades interessadas.
O Município de Portimão foi o primeiro a perceber a dimensão e utilidade deste projecto, apoiando-o de imediato, mas outros lhe seguiram. Até ao final do presente ano, também o de Albufeira apresentará publicamente os dados da sua freguesia urbana e, em 2010, se os municípios de Monchique e de Lagoa efectivarem o apoio ao projecto, serão apresentados os dados das freguesias do Alferce e de Porches.

Sem comentários:

Enviar um comentário