domingo, 28 de junho de 2009

Nova Escola EB 2,3 na Bemposta

A cidade de Portimão terá, a partir do ano lectivo de 2010/2011, uma nova Escola EB 2,3, localizada na Bemposta.
Esta nova escola estará vocacionada para o ensino artístico, sendo a primeira escola do país com essa valência, com capacidade para 30 turmas, com 25 alunos cada, representando um investimento de cinco milhões de euros.
Dotada de um pavilhão desportivo e de campos de jogos exteriores, a escola localizar-se-á num terreno municipal situado na zona da Bemposta, em espaço onde futuramente serão edificados uma escola do ensino básico do 1º Ciclo e jardim-de-infância, as novas instalações do núcleo local da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e ainda o Campus Universitário de Portimão, naquilo que constituirá uma “Cidade do Ensino”.
Na cerimónia de lançamento da primeira pedra, que ocorreu no passado dia 26 de Junho, estiveram presentes, além do Executivo Camarário, o Director Regional de Educação do Algarve, tendo sido anunciadas intervenções em outros equipamentos escolares, nomeadamente no Centro Escolar do Pontal, com criação de 14 novas salas de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico e três salas da educação Pré-Escolar, assim como no Centro Escolar Prof. José Buísel, que contempla a criação de 12 novas salas de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico e três salas da educação Pré-Escolar.
A cerimónia de lançamento contou com uma animação realizada por alunos portimonenses de diferentes áreas de ensino artístico, como a jovem cantora Maria do Mar, os Pequenos Solistas do Conservatório de Portimão, ou o Grupo de Teatro da Escola Secundária Poeta António Aleixo.

46 comentários:

  1. Gostaria de saber se o calendário 2010/2011 se mantem, e também se existe alguma pré selecção para o ingresso das crianças, se existe lugar á prestação de provas?

    ResponderEliminar
  2. Cara Sandra Fernandes

    Para esse tipo de informações deverá contactar a divisão de cultura da Câmara Municipal de Portimão 282470700

    ResponderEliminar
  3. gostaria de saber onde sao as inscriçoes para os postos de trabalho k vao abrir nesta escola.obrigada

    ResponderEliminar
  4. A 3 meses do inicio do ano lectivo 2010/11 Esta dita escola não aparenta minimamente que terá condições de iniciar o novo ano lectivi nem lá para Dezembro................

    ResponderEliminar
  5. A DREALG quer obrigar alunos do 6º ano a optar pelo ensino de ARTES!!!!! ("Expulsam") os alunos do 5º e 6º ano do ensino articulado da Esc.D.Martinho Castelo Branco em Portimão, para uma escola de especividade ARTES a 4 Kms desta e sem haver certezas da Nova Escola estar apta a funcionar, localizada num "desterro" sem apoios de transportes, restauração, segurança, etc etc etc??????!!!!! Onde está o projecto iniciado há 2 anos na D.Martinho Castelo Branco com o ensino articulado?????

    ResponderEliminar
  6. È UMA VERGONHA QUE VARIAS ENTIDADES TIDAS COMO IDONEAS APRESENTEM UM PROJECTO E MENOS DE UM ANO DEPOIS ESSE PROJECTO JÁ NÃO SE MANTÉM. ALTERANDO AS REGRAS DO ENSINO ARTICULADO QUE JA EXISTE HA 2 ANOS E IMPONDO MUDANÇAS DRASTICAS A JOVENS DE 10, 11, 12, 13 ANOS SEM A GARANTIA DE QUE TAO POUCO SEJA PELO MENOS UMA ESCOLA DE MUSICA PORQUE SE ASSIM FOSSE OS ALUNOS NAO TERIAM DE DESLOCAR-SE DA BEMPOSTA AO JOLLY BRAGA SANTOS PARA TER AULA DE INSTRUMENTO!!!!! ORGANIZEM-SE PARA NAO DESORGANIZAREM A COMUNIDADE ESTUDANTE E SEUS FAMILIARES

    ResponderEliminar
  7. a escola paresse que vai ficar gira eu vou para la trabalhar vou ser professora de artes
    fixe..................................................................................................................................................................

    ResponderEliminar
  8. A prof de artes acima precisa formação em Portugues

    ResponderEliminar
  9. Esta escola é de que ensinos? tem 10º 11º 12º?

    ResponderEliminar
  10. Se esta escola for uma escola basica de 5º 6º 7º 8º e 9º de artes, está muito mal feita porque e já alguem pensou o que os alunos faram depois do 9º? esta escola deveria de ter também 10º 11º e 12º para alunos que nao tenham possibilidades de ir para lisboa por exemplo e matricularem-se numa escola de teatro musica e dançca, quem diz 10º diz outros anos, e fala um aluno da António Aleixo, e que gostaria que pensassem melhor sobre o assunto, porque se esta escola vai ser só escola basica, entao está muito mal feita.

    ResponderEliminar
  11. eu gostearia e frenquentar a escola da bemposta para o oitavo ano de escolaridade !!!seria possivel?

    ResponderEliminar
  12. monica , não arranje confusão por favor

    ResponderEliminar
  13. Sou docente do grupo 600 e gostaria de saber como concorro para essa escola. Não encontro o código da escola em lado nenhum!

    ResponderEliminar
  14. Eu vou estudar nesta escola e nao sei quando abrira?

    ResponderEliminar
  15. eu gostaria de saber quais sao os livros para o quinto ano para essa escola sera ke alguem me sabe dizer por favor?

    ResponderEliminar
  16. Pois eu acho que o povo português nunca está contente com o que tem, tem que existir sempre algum defeito em tudo o que é construido! Porque é que em vez de criticarem não agradecem tudo o que é feito para melhorar as condições de estudo dos alunos da nossa cidade, e já agora a Sra. Mónica que diz que a escola fica num desterro possivelmente a sra. náo conhece o local onde fica a escola...

    ResponderEliminar
  17. EU QUERO SABER QUANDO É QUE A ESCOLA VAI ABRIR E QUAIS OS LIVROS QUE EU VOU PRECISAR.

    ROGÉRIO FURTADO UM ALUNO MATRICULADO NO 5º ANO

    ResponderEliminar
  18. ESCOLA AINDA ESTA EM OBRAS! FALTA 8 DIAS PARA INICIO DE AULAS, EU TAMBEM QUERO SABER QUANDO É QUE A ESCOLA VAI ABRIR!!

    ResponderEliminar
  19. Olá, eu sou a Mafalda, e vou frequentar o 6º de escolaridade da escola, como sei em que dia e mês começam as aulas, e as turmas?

    Obrigada, fico à espera de resposta..

    ResponderEliminar
  20. Fiquei muito feliz quando soube que minha filha poderia estudar musica que é uma coisa que ela tanto deseja ...fui a uma reunião que disseram que minha filha podia sair da escola major david neto e frequentar o 5 ano na Bemposta onde ela poderia cursar um instrumento a sua escolha dentre 5 ou 6 opções...fiquei muito orgulhosa de morar numa cidade que pudesse proporcionar esse sonho a minha menina a alegria dela compensaria a distancia que a escola fica de casa pois moramos no centro da cidade...a parte que me desapontou vem agora... me mandaram uma carta a dizer que minha filha iria ser submetida a uma avaliação tecnica para que ela pudesse frequentar as aulas de musica dentro do horario escolar...???? por que não me disseram isso no dia da Reunião...eu nao teria dado asas a um sonho de criança já que ela não tem uma base forte na musica...a distancia e a deslocação não chegam a ser negativos perto do desapontamento e tristeza em que minha menina ficou quando soube que não iria mais frequentar o violino que ela queria tanto fazer...foi dar o doce na boca da criança e depois tirar...isso não se faz .. despedaçar sonhos e dar falsas expectativas para uma criança ...se era nescessário aliviar a escola buisel por excesso de turma ..poderiam ter sido mais honesto com os pais...

    ResponderEliminar
  21. gostava de saber se esta escola recebe alunos apartir do 10°ano?

    ResponderEliminar
  22. E bom que seja uma escola de artes.
    Que tipo de artes tem?
    O pavilhão desportivo tem o quê?
    E que tipo de campos são?

    ResponderEliminar
  23. Rogério Furtado vai á E/B23 D. JoãoII e la diz os livros.
    vai la

    ResponderEliminar
  24. Mónica passe agora pela escola a 1 semana e tal de começar o ano lectivo já apresenta uma escola só falta o material por dentro.

    ResponderEliminar
  25. Em que dia começam as aulas?

    ResponderEliminar
  26. Aos futuros professores desta escola que venham de longe, Alugo apartamento T1 á época a 100 metros da escola. Condominio fechado com amplos espaços verdes e piscina. Para mais informações contactar: amaro.paulo@mail.telepac.pt

    ResponderEliminar
  27. esta escola revela interesse e motivação muitos dos jovens do 5º, 6º e assim sucessivamente querem frequentar esta escola.
    ela está a fazer sucesso porque e nova.
    eu vou estudar para la.
    Mas preciso de saber quando e onde e que metem isso ao publico.
    fico a espera de uma resposta.
    espero que sejam breves

    ResponderEliminar
  28. gostaria de saber se essa escola tem alguns cursos alternativos para miudos mais velhos que queiram terminar o 9ºano?obrigado

    ResponderEliminar
  29. A escola começa segunda feira dia 13 , e os livros para o quinto ano ,sao os mesmos da escola nuno mergulhao, esta afixado no vidro , depois deentrar na escola e as turmas vao ser afixadas nA NUNO MERGULHAO

    ResponderEliminar
  30. Nao ha 'website' para escola de Bemposta?

    ResponderEliminar
  31. Queriamos o web site da Escola E.B.2 3 Da Bemposta

    ResponderEliminar
  32. sabiam que a escola da bemposta é que manda agora nas escolas de alvor, montes de alvor, figueira e mex.grande fizeram um mega agrupamento e para ficar melhor ainda quer impor regras nas outras escolas como se todas fossem iguais.
    mas a escola da bemposta esta direcionada para a musica e artes,mas o que é mais giro é que quer impor as portarias nas outras escolas que tenham o ensino articulado como se fosse a da bemposta e mais ainda os alunos vão ficar com menos horas em determinadas disciplinas outras não têm e no final dos periodos os testes são iguais para todos.
    porque numa mesma turma existe alunos normais e alunos do ensino articulado.
    quando queremos saber qq coisa ou tratar qq assunto as secretarias das respectivas escolas agora estão condicionadas e não sabem por vezes dar respostas aos enc.de educação, então temos que nos deslocar á bemposta para termos as devidas respostas( que coisa tão bonita, não acham)por vezes os enc.de educação vão ter que se deslocar varios KM para esse fim pq na escola ao pé de casa não sabem nada.como o velho ditado põe a carroça á frente dos bois.e depois querem que os pais dêm apoio aos filhos em casa!!!!querem que não haja insucesso escolar vai lindo isto vai

    ResponderEliminar
  33. A quem interessar, informo que existe formada uma turma do 10ª ano, nesta escola, para o curso profissional de Instrumentista de teclas e cordas . Conta com 10 alunos, com tendencia a crescer, pois ainda aceitam matriculas. Mas, até à data ainda não iniciaram as aulas.

    ResponderEliminar
  34. Que pena a escola de alvor ficou sem o director o prfessor Hugo Rebelo que imponha regras na escola desde que entrou como director a escola estava melhor agora é só chugaria na escola coitados dos stores da escola de alvor

    ResponderEliminar
  35. É verdade que a escola merece algumas críticas, mas também merece louvores. Eu trabalho na escola e na minha opinião se tivessem esperado uma ou duas semanas para a abrir com mais algumas condições seria preferível, mas lembrem-se é de protocolo as escolas abrirem a 13. Assim que a escola reunir todas as condições penso que será das melhores escolas do Algarve se não do país.
    Tudo temos feito para que tudo corra com normalidade.
    Vamos esperar pelos resultados

    ResponderEliminar
  36. Es muy bonito esto de poner una escuela mas, pero lo que hace falta es que los nuevos porfesores que algunos son de afuera por su Licenciaturaa,toda esta vorágime de cosas y papeleos que tienen que hacer para poder funciuonar como es debido, seria de agradecer que hasta que se familiaircen con el idioma se les ayudase un poquito los pasos a seguir, que ya se que para vosotros estan echos y es fácil, pero para el que vienede afuera lo tiene muy crudo y dificil. Que menos que orientarles en cuanto a su tarjeta fiscal, permiso de residencia, donde abrir cuenta bancaria para sus mensualidades, seguro medico, ayuda a estancia y kilometraje...........todo esto ayudaria para hacerles sentir más a gusto y todo marcharía mucho mejor si les mimaseis solo un poquito, ya que daros cuenta que hasta que swe habituan a ese pais cuesta un poquito, Gracias por intentarlo. Ah y quisiera poder tener internet en el piso donde vivo, pero piden un monton de papeles que ustedes me diran, Otra vez gracias y espero su ayuda,

    ResponderEliminar
  37. esta escola tem ensino musico para 8º ano?

    ResponderEliminar
  38. A escola é um maximo mas quando e que a minha bem dita sala esta pronta? Não tem mesas.

    ResponderEliminar
  39. É PÁ, ESSA Mónica VEM SE VÊ QUE SÓ GOSTA DE CONFUSÃO.

    ResponderEliminar
  40. povo portugues é assim mesmo....nunca esta satizfeito...cambada de sei la o que!!!se nao ha escola é porque nao ha...se ha é porque ha!!!as vezes tenho vergonha de dizer que sou portugues!!!...nao deixem de ser assim que vao ver onde isto vai parar...

    ResponderEliminar
  41. A escola está a cair? Porquê?

    ResponderEliminar
  42. A escola e muito boa ando la desde quea escola abriu e nao tenho nada a dizer o ensino articulado e muito bom a pessoas que so sabem criticar a escola e secalhar nunca le colocaram os pes...

    ResponderEliminar
  43. O futuro dirá a qualidade da escola, as condições que não tem, as carências etc

    ResponderEliminar