sábado, 7 de fevereiro de 2009

Capitão Fernandes Leão Pacheco

Capitão João Fernandes Leão Pacheco (Portimão, 1543-Guanare, 1593 )
Fundador da cidade do Espírito Santo do Vale de São João de Guanaquanare, actual Guanare, capital do Estado de Portuguesa, na Venezuela, cidade geminada com a de Portimão.
Natural de Portimão, nesta cidade frequentou a escola, antes de ir, juntamente com os seus progenitores, para a cidade de Cádiz, no sul de Espanha.
Em 1564, a expensas suas, a que se juntou o apoio da Casa da Contratação de Sevilha, emigrou para a Venezuela, a bordo do navio San Antonio, acompanhado de outro Portimonense, Vicente Belo, que elaborou o documento da fundação da cidade de Guanare.
Nesse país veio Fernandes Leão Pacheco a casar com D. Mencia, de quem teve três filhos.
Juntando-se ao Capitão Diego de Losada, em 1566, foi um dos seus mais valorosos combatentes, tendo sido um dos fundadores das cidades de Santiago de Léon de Caracas (25.07.1567) e Nuestra Senhora de Caraballeda, em finais do mesmo ano.
Em 03.11.1591, funda a cidade de Guanare, sendo este o texto da sua fundação: “En nombre de la Católica Real Majestad del Rey don Felipe Nuestro Señor, segundo de este nombre fundaba y fundó y poblaba y pobló, en esta dicha provincia, riberas del Guanaguanare, la ciudad del Espíritu Santo del Valle de San Juan”.
Figura alvo de grato reconhecimento por parte do povo Venezuelano, que muito honra a cidade de Portimão, viria a estar associado, já após a sua morte e graças aos laços genealógicos, ao maior vulto da história da América Latina e pai da independência de vários países, como é o caso da Venezuela, uma vez que, segundo a opinião de vários genealogistas, é ascendente de Simon Bolívar.
João Fernandes Leão Pacheco veio a falecer em 1593, encontrando-se sepultado na igreja da cidade.
Guanare é uma das cidades geminadas com Portimão.

1 comentário:

  1. Bom Dia,
    estou a investigar o Capitao Joao Fernandes de Leao e Pacheco. Jà consegui descobrir os tres filhos, os dois casamentos e a ligaçao a Simao Bolivar, que é descedente deste Portimonense por parte de uma filha deste ultimo: Leonor Fernandes De Leao e Pacheco. Gostaria de saber se por acaso consegui ligar este Portimonense à famosa familia Pacheco que em Portugal tinha muita fama, dinheiro, propriedades e cargos importantes mas, que caiu em desgraça no final do sec.XV na guerra Luso-Castelhana pois devido a fortes ligaçoes familiares com a principal nobreza castellana perdeu tudo. Parte desta familia exilou-se em Espanha e recebeu titulos e terras (Belmonte em Cuenca por exemplo).

    Gostaria de poder ligar a minha avò que é um Pacheco por parte da sua Mae à familia Pacheco do Capitao. Minha avò chama-se Maria da Conceiçao Pacheco Carlos, nasceu em Portimao a 4 de Julho de 1932.
    Consegue ajudar-me?
    O meu e-mail é fdosreisduarte@iol.pt
    Abraços desde Milao,
    Fernando

    ResponderEliminar