quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Novos Topónimos de Portimão

Foram hoje aprovados, em Sessão de Câmara, os novos topónimos propostos na última reunião da Comissão de Toponímia.
As novas ruas de Portimão são, por zonas:
PEDRA MOURINHA:
Beco da Pedra

URBANIZAÇÃO DA QUINTINHA:
Praceta da Quintinha
TRÊS BICOS:
Oficialização do Topónimo “Rua Frei Luís das Chagas”
SITIO DAS ALFARROBEIRAS:
Estrada das Alfarrobeiras
Beco das Figueiras
Beco das Alfarrobeiras
Beco dos Tomilhos
Beco dos Almanxares
AVENIDA SÃO LOURENÇO DA BARROSA
Rua Dom Afonso V
Rua Gomes Ayres – séc. XV. Fundador de São Lourenço da Barrosa.
Rua Estrela do Mar
Rua Pero Vaz – séc. XV. Arcediago da Sé de Silves. Fundador de São Lourenço da Barrosa.
SÃO SEBASTIÃO / BARRANCO DO RODRIGO
Rua Jaime Dias Cordeiro – Engenheiro
Beco Dom Nuno Alvares Pereira
Jardim da Batalha
Praceta da Cruz Vermelha
Rua da Cidadania
VALE LAGAR
Rua Amélia Rey Colaço – Nascida a 02.03.1898, faleceu em 08.07.1990. Uma das mais notáveis actrizes de teatro portuguesas. Criou uma companhia de teatro que foi responsável pela formação de inúmeros actores portugueses. É descendente de algarvios.
Rua António Feio – (António Jorge Peres Feio) Nasceu em Lourenço Marques, a 6.12.1954 e faleceu a 29.07.2010. Foi actor e encenador português condecorado a 27 de Março de 2010 pelo Presidente da República Cavaco Silva, com o grau honorifico de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Travessa Amélia Rey Colaço
Estrada das Castelhanas
Estrada das Sesmaria
Rua da Cooperativa – Prolongamento
Rua Nossa Senhora dos Remédios – Prolongamento
VALE LAGAR
“Travessa Manoel de Oliveira”
“Travessa das Magnólias”
“Rua Leitão de Barros” – prolongamento

BAIRRO PONTAL E BAIRRO DOS PESCADORES
Rua, Praceta, Travessa e Beco dos Pescadores
Rua das Traineiras
Travessa Marechal Gomes da Costa
“Rua dos Mestres Maçanita” – Grupo de pescadores que se destacou na sua época em Portimão.
Rua Francisco de Jesus Vitela – Nasceu em 1927 e faleceu em 2010. Natural de Portimão foi pescador e Mestre de Terra. Mestre da Traineira a “Lola”.
Rua Jaime José Marques- (mais conhecido por Jaime Felharuca) Nasceu em 1903 e faleceu em 1971. Foi Mestre de traineira e pescador.
Travessa Sidónio Pais
Travessa dos Operários Conserveiros
Rua Eng. Duarte Pacheco – Prolongamento
Rua Gago Coutinho – Prolongamento
CHÃO DAS DONAS:
“Beco da Ponte Nova”
CERRO RUIVO:
“Rua do Cerro Ruivo”
“Praceta do Cerro Ruivo”
“Beco do Cerro Ruivo”
PRAIA DA ROCHA:
Largo Alexandre Massaii – Arquitecto e Engenheiro Militar Napolitano, nasceu em Nápoles no séc. XV e faleceu em Sines em 1638. Massaii apresentou três projectos para a defesa da costa, sendo exemplo o projecto do forte de Santa Catarina.
Rua Luíz Cabeça Dutra – Engenheiro Civil, nascido em 1909 e falecido em 1973. Foi o Engenheiro responsável pela construção dos molhes de Portimão e de Ferragudo, pela construção da escadaria da Fortaleza e pelo arranjo ajardinado da falésia da Praia da Rocha. Foi Director dos Portos do Barlavento Algarvio, Engenheiro Civil de 1ª Classe na direcção Geral dos Portos. Responsável pela construção da Avenida Marginal, em Lagos. Condecorado com a Ordem de Cristo pelo Presidente da República.
Rua António Ferro (António Joaquim Tavares Ferro) Nasceu a 17.08.1895 e faleceu a 11.11.1956. Foi Escritor e Jornalista português. Foi editor da “Revista Orpheu”, jornalista dos jornais “O Século” e “Diário de Noticias”e director da “Revista Ilustração Portuguesa e Panorama. Autor de 14 obras literárias. Realizou várias reportagens sobre Portimão e a Praia da Rocha, principalmente para a Ilustração Portuguesa, que foi um importante incentivo para a projecção da Praia da Rocha com destino turístico. Casou com a poetisa Fernanda de Castro, filha do Capitão do Porto de Portimão, vindo frequentemente a esta cidade. (Rita Ferro é neta de António Ferro).
Rua Fernanda de Castro (Maria Fernanda Teles Castro e Quadros) Nasceu a 08.12.1900 e faleceu a 19.12.1994. Poetisa e escritora, fez os seus estudos em Portimão, cidade onde viveu até ao casamento com António Ferro. Recebeu vários prémios literários e é autora de 26 obras, entre a poesia, ficção, literatura infantil e peças de teatro.
Rua Gomes Leal - (António Duarte Gomes Leal) Nasceu em Lisboa em 06.06.1848, onde faleceu em 30.01.1921. Poeta Português, escrevente de notário e frequentador dos meios literários da capital, convivendo com Teófilo de Braga, Antero de Quental e Guerra Junqueiro. Os seus livros e opúsculos situam-se entre o lirismo confessional e a poesia de combate panfletário. Foi uma das figuras muito bem caricaturadas por Rafael Bordalo Pinheiro. Republicano convicto é presença notada na Praia da Rocha, assim a ele se refere Marcos Algarve, em “MISTÉRIOS DA PRAIA DA ROCHA”, pág. 17. Na sua estadia na Praia da Rocha fez grande amizade com notáveis da vila, Domingos Leonardo Vieira e Joaquim de Almeida Negrão, amigos de José Libânio Gomes, pai de Manuel T. Gomes. Foi também redactor e director do republicano “Jornal dos Artistas”, que muito influenciou em Portimão o ideário republicano.
Rua Brito Camacho – (Manuel de Brito Camacho) Nasceu em Aljustrel a 12.02.1862, e morreu em Lisboa a 19.09.1934. Doutorado em medicina e jornalista combativo, foi o mentor do ensino tecnológico e fundador do Instituto Superior Técnico”. Militante activo do Partido Republicano Português, fundou a 1 de Janeiro de 1906 em Lisboa o jornal “A LUTA”, reunindo nas suas páginas e colunas nomes como Basílio Teles e António José de Almeida, entre outros que se apresentam com a “missão de regenerar o país”. Foi Deputado e Ministro do Fomento (economia) do Governo provisório da Republica. Critico da participação de Portugal na Grande Guerra recusa-se a integrar o governo da União Sagrada. Foi amigo pessoal de Manuel T. Gomes tendo passado tempos de visita a Portimão e à Praia da Rocha. Foi ele a sugerir a Bernardino Machado, o nome de Manuel T. Gomes para ministro (diplomata), em Londres. Mais tarde convida Manuel T. Gomes a colaborar no jornal diário “A LUTA”, e este aceita o repto, publicando no referido jornal vários artigos.
Rua Coelho de Carvalho – (Joaquim José Coelho de Carvalho) Nasceu em Faro em 04.06.1852, e faleceu em Ferragudo-Arade em 18.07.1934. Jurista, diplomata, escritor e tradutor. Reitor da Universidade de Coimbra, onde se formou em direito. Amigo de Manuel T. Gomes e visita frequente ao escritório do armazém do fumeiro para conversas do quotidiano e tertúlias políticas e literárias conforme nos é referido por Urbano Rodrigues na Obra “A VIDA ROMANESCA DE TEIXEIRA GOMES”. pág. 257,258. Escreveu uma peça de teatro intitulada “A Ponte”, em que nos narra as rivalidades constantes entre os filhos de Ferragudo e os de Portimão. Viveu no Castelo do Arade, antigo Forte de São João, na margem esquerda do rio, onde faleceu em 1934.
Rua do Girassol
Praceta do Sol
Praceta das Conchas
Rua Torres da Rocha
Rua do Convento
Rua Simão Correia – Do séc. XV. Fundador do Convento de São Francisco em 1530.
ALTO DA MARINA:
Rua dos Oceano Pacifico
CALDEIRA DO MOINHO:
Rua dos Aguadeiros

1 comentário: