segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Grupo Lusófona e ISMAT patrocinam o projecto www.genealogiadoalgarve.com


O Grupo Universidade Lusófona, através do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) decidiu apoiar o projecto de investigação http://www.genealogiadoalgarve.com/, patrocinando o levantamento informativo das freguesias da Bordeira e da Carrapateira, do município de Aljezur.
Graças ao apoio privado do ISMAT este projecto, alargará o seu âmbito de pesquisa ao município de Aljezur, que se juntará aos de Portimão e Albufeira (já acessíveis) e, provavelmente ainda este ano, aos de Lagoa e Monchique.
O projecto http://www.genealogiadoalgarve.com/ é o maior projecto de investigação privada alguma vez realizado no Algarve, que consiste numa base de dados, que contém a informação genealógica de todos os nascidos, casados ou falecidos no Algarve, pesquisáveis por município.
Apesar de ser conhecida como uma base de dados genealógica, o programa de genealogia é muito mais do que isso, sendo uma importantíssima ferramenta de apoio cientifico e académico, pois contém a informação necessária para:
a) Calcular taxas de natalidade e mortalidade em cada município do Algarve;
b) Perceber a evolução demográfica de cada município do Algarve, ou da região na globalidade;
c) Conhecer os movimentos migratórios das famílias algarvias.
d) Saber quais as zonas que mais contribuíram para a evolução demográfica do Algarve.
e) Conhecer a organização social do Algarve, pois o programa é pesquisável por profissões e títulos, contendo toda a informação relativa às comunidades judaicas, islâmicas, ciganas ou escravas. Contém ainda a informação relativa aos expostos.
f) Os assentos mais recentes contêm a causa da morte, podendo ser essa informação utilizada para fins clínicos, nomeadamente para o caso de doenças degenerativas.
g) A informação genealógica permite encontrar pessoas com origens familiares comuns e composição genética semelhante, informação importante na busca de dadores compatíveis, por exemplo, de medula óssea.
h) Permite a legalização de estrangeiros, descendentes de emigrantes algarvios, nos termos legais.
i) Permite conhecer os herdeiros para a legalização de propriedades e solução de heranças.
j) Permite realizar estudos genealógicos de algarvios ilustres.
K) Permite analisar a evolução onomástica e toponímica.
Actualmente a informação contida na base de dados tem por fontes: Registos Paroquiais, Chancelarias Régias, Processos do Tribunal de Santo Ofício e Processos de Habilitação a Familiares do Santo Ofício.
Numa segunda fase pretende-se pesquisar nos Arquivos Judiciais e Notariais e Actas de Vereação.
O patrocínio do ISMAT é de uma grande importância para este projecto, não só por ser o primeiro patrocinador privado, mas, principalmente, pelo significado que tem o apoio de uma Instituição Universitária a uma projecto de investigação, demonstrativo da qualidade e rigor cientifico do trabalho realizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário