sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Segundo livro editado pela Arandis Editora


Segundo livro editado pela Arandis Editora será apresentado no próximo dia 24 de Novembro de 2012, pelas 16:30 horas, em São Bartolomeu de Messines.
O décimo terceiro livro de poesia da autoria do poeta algarvio Manuel Neto dos Santos, com o título Sulino, esta obra é duplo tributo ao poeta algarvio/islâmico al-Mu'tamid e a Eugénio de Andrade.
Um livro de poemas que é um hino ao sul, à luz, à alma do lugar e do corpo no ritmo, dando voz à sensualidade do Sul. 

Manuel Neto dos Santos

Poeta, actor e declamador, tutor de língua portuguesa, nasceu em Alcantarilha (Silves) a 21 de Janeiro de 1959. Frequência superior em filosofia. Autor de vastíssima obra poética, grande parte dela ainda inédita, a sua essência telúrica demonstra uma ascendência arábigo-andalusa, numa postura gongórica da escrita.
"Um poeta inteiro numa poética maior, metafísico-existencial. O lirismo, todo ele difuso, espelhando emoção e sentimento, percebe-se na sua já vasta obra, onde a vertente intuitiva consegue apreender algo das efémeras e superficiais vivências de carácter comocional, de tonalidade afectiva intensa, onde a ruptura do impressionável se conjuga com a do intuitivo.
Como poeta maior, Neto dos Santos revela-nos a sua tendência para situar-se fora de qualquer temporalidade em clara ligação com as profundezas viscerais da terra e dos seus entes, com os insondáveis mistérios da vida, novos, inquietos, subversivos".
          Dr. José Varela Pires, in "Ídola", Hugin editores, 2002

  • A sua intensa actividade cultural remonta aos anos de adolescência culminando com o seu reconhecimento público na atribuição de uma nomeação para o Prémio Primus Inter Pares (Artes e Letras) ao lado de Lídia Jorge e Casimiro de Brito, referente a 98/99. No plano geral da sua obra, a cor é celebrada através dos versos, das imagens vivas, numa ascensão do homem para o transcendente. O sujeito lírico na sua reflexão e auto-análise. O léxico da sua poesia é erudito, rigoroso, no seu intimismo natural. A sua estrutura poemática assenta na rima rica, a que um certo parnasianismo, e a atmosfera barroca do verso alexandrino conferem a dinâmica vocal, secundada pelo visualismo das figuras de estilo, visando a pura locução.

1988
A sua primeira obra "O FOGO, A LUZ E A VOZ" é editada pela Associação de poetas do Alentejo e Algarve.
1989
Ano das comemorações da tomada da cidade de Silves aos mouros. A Edilidade Silvense edita "ATALAIA", na qual o poeta se coloca na pele de al´Mutamid, descrevendo a vida e obra. Livro de sonetos que vem solidificar e atestar o seu fulgor poético.
1991
A sua obra "TROVAS DE UM HOMEM DA TERRA" . Actividade como produtor e apresentador de programas radiofónicos de teor literário.
1992
É publicada a sua quarta obra, "NO PAÍS DE AMÁLIA" , editora Tribuna do Algarve.
Início de recolhas a fim de preparar a biografia de João de Deus.
Representa a poesia algarvia em Estrasburgo e Colmar, na semana cultural do Algarve na Alsácia, em momentos de declamação de alto nível, de acordo com a imprensa local.
Posfácio de RAÍZ DE LADO NENHUM, de José Mendes Bota, com prefácio de Natália Correia.
1994
Início de recolhas e leituras visando a elaboração da obra SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA LITERATURA ALGARVIA.
Inúmeras entrevistas de norte a sul do país.
1996
Aquando da celebração do aniversário do nascimento do poeta e pedagogo João de Deus, é lançada oficialmente  a sua biografia e estudo da obra  com o título "DE DEUS A ALGAZARRA DE SILÊNCIOS" , ed. da C.M.de Silves.
A Câmara Municipal de Albufeira edita "IDÍLIOS DE AL-BUHERA" , com prefácio de Avelino de Sousa.
1997
Intensa actividade como actor do GRUPO DE TEATRO PENEDO GRANDE, de São Bartolomeu de Messines que, no papel de Telmo Pais (FREI LUÍS DE SOUSA, de Almeida Garrett) o levará até ao Teatro da Trindade, recebendo rasgados elogios da crítica da capital.

Realiza e apresenta na Rádio Racal LENDAS DAS MOIRAS ENCANTADAS.
Dá palestras pelo Algarve sobre a vida e obra de João de deus.
Escreve para o espectáculo dos casinos do Algarve ALMA ALGARVIA diversos poemas que são musicados e estão em palco durante nove meses.
1998
No programa radiofónico ROTEIROS, a sua poesia inédita  é diariamente divulgada.
Promove em Silves, pela terceira vez, com o poeta inglês Peter Pegnall, o encontro entre poetas vindos de Inglaterra e portugueses.
Como declamador, está presente em escolas e bibliotecas do Algarve.
A pedido da autora, vai à Ilha do Faial  falar sobre a obra da escritora  Eduarda Faria da Rosa "A GUARDADORA DO TESOURO E A VARA DE OURO".
Regressa lá para dar concertos de música acapela com o TRIO MAREANDO, com um reportório de cantos religiosos do Baixo Alentejo, e dos Açores.
Participa, desempenhando diversos papéis, na peça de teatro da autoria de Teodomiro Neto "O PROCESSO DO GUERRILHEIRO", sobre a vida do Remexido, José Joaquim de Sousa Reis.
Nomeado para o prémio PRIMUS INTER PARES, ao lado de Lídia Jorge e Casimiro de Brito.
1999
Lançamento da sétima obra (sexta poética) "TIMBRES", edição Comunical, cadernos de poesiAlgarve iniciados com um livro de Fernando Cabrita.
Itenerância de O PROCESSO DO GUERRILHEIRO. Participa na série da BBC "Sun Burn".
2001
Prefacia a obra de estreia do imérito poeta Miguel Afonso "Raiz perturbada ou a navegação do amor", com um texto de análise estético-literária.
A 10 de Junho é lançada a obra antológica "SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA POESIA DO ALGARVE" , edição tribuna do Algarve, resultante de um vasto levantamento literário ao longo de seis anos, compilação remontando ao período da presença árabe no Algarve.

Gravação do c.d."UMABEL OU O ANJO DA ILHA AZUL"- poemas extraídos da obra homónima e patrocinada pelo Ministério da Cultura do Algarve e da Faialentejo (cidade da Horta). Lançamento na Ilha do Faial, dado a obra ter sido lá escrita.          
Acessoria o Prof.Dr Herbert Sauren no texto "A escrita Ibérica".
A convite do Prof.Dr.Adel Sidarus traduz, do castelhano, poemas de Ibn  ´Ammar , poeta árabe do século XI.
Participação na peça de Fonseca Lobo "O pecado de Sofia".
Conclusão da obra inédita de poesia "AEDO"
Conclusão  "      "          "       "        "      "TEMPERAMENTO"
Início de: "DANIEL FARIA; O CAMINHEIRO ASCÉTICO" (visão sobre a sua obra poética).
2002
Lançamento da sua obra " ÍDOLA ". Hugin Editores
2003
Fevereiro, palestra na universidade de Lovaina, Bélgica, sobre a influência da língua árabe no Português e o antropomorfismo islâmico no lirismo de autores algarvios.
2004
8 de Março, é lançada a sua obra "VERSOS DE REDOBRE" - em memória do Poeta João de Deus, apresentada pelo seu bisneto, o prof. Dr. António Ponces de Carvalho.

2011

16 Abril, lançamento oficial de SAFRA- antologia poética 1988-2008, com prefácio e apresentação de António Cândido Franco, edição CCASBMSMS, Juntas de freguesia de Alcantarilha e S.B.Messines


A partir do dia 24 de Novembro, o livro poderá ser adquirido electronicamente em http://www.arandiseditora.pt/ e nos postos de venda aí identificados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário