quarta-feira, 31 de março de 2010

Sismo no Algarve

Ás 03:12 horas ocorreu um sismo com a magnitude de 4.2, com epicentro localizado a 95 Km a Oeste de Lagos.
Ás 09:21 horas ocorreu uma réplica com a magnitude de 2.3.
De recordar que este sismo, que praticamente não foi sentido, foi mais forte do que o ocorrido esta semana no Alentejo.

sábado, 27 de março de 2010

Resultados Eleitorais do PSD no Algarve

Total
Inscritos: 2454
Votantes: 1602
Paulo Rangel: 463
Pedro Passos Coelho: 1086
Aguiar Branco: 39
Castanheira Barros: 5
Brancos: 9

Albufeira:
Paulo Rangel: 19
Pedro Passos Coelho: 74
Aguiar Branco: 2
Castanheira Barros: 0

Alcoutim:
Paulo Rangel: 11
Pedro Passos Coelho: 10
Aguiar Branco: 0
Castanheira Barros: 0

Aljezur:
Paulo Rangel: 4
Pedro Passos Coelho: 11
Aguiar Branco: 0
Castanheira Barros: 0

Castro Marim:
Paulo Rangel: 23
Pedro Passos Coelho: 8
Aguiar Branco: 0
Castanheira Barros: 1

Faro:
Paulo Rangel: 162
Pedro Passos Coelho: 307
Aguiar Branco: 10
Castanheira Barros: 1

Lagoa:
Paulo Rangel: 8
Pedro Passos Coelho: 47
Aguiar Branco: 0
Castanheira Barros: 0

Lagos:
Paulo Rangel: 29
Pedro Passos Coelho: 65
Aguiar Branco: 3
Castanheira Barros: 2

Loulé:
Paulo Rangel: 30
Pedro Passos Coelho: 203
Aguiar Branco: 4
Castanheira Barros: 1

Monchique:
Paulo Rangel: 9
Pedro Passos Coelho: 35
Aguiar Branco: 0
Castanheira Barros: 0

Olhão:
Paulo Rangel: 12
Pedro Passos Coelho: 120
Aguiar Branco: 1
Castanheira Barros: 0

Portimão:
Paulo Rangel: 60
Pedro Passos Coelho: 88
Aguiar Branco: 10
Castanheira Barros: 0

São Brás de Alportel:
Paulo Rangel: 10
Pedro Passos Coelho: 25
Aguiar Branco: 3
Castanheira Barros: 0

Silves:
Paulo Rangel: 14
Pedro Passos Coelho: 28
Aguiar Branco: 3
Castanheiro Barros: 0

Tavira:
Paulo Rangel: 27
Pedro Passos Coelho: 21
Aguiar Branco: 1
Castanheira Barros: 0

Vila do Bispo:
Paulo Rangel: 1
Pedro Passos Coelho: 19
Aguiar Branco: 0
Castanheira Barros: 0

Vila Real de Santo António:
Paulo Rangel: 44
Pedro Passos Coelho: 25
Aguiar Branco: 2
Castanheira Barros: 0

Pedro Passos Coelho venceu em Portimão

Pedro Passos Coelho venceu as eleições para a presidência do PSD, na concelhia de Portimão.
Resultados eleitorais de Portimão:
Pedro Passos Coelho - 88 votos
Paulo Rangel - 60 votos
Aguiar Branco - 10 votos
Castanheira Barros - 0 votos

Parabéns ao vencedor!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Um dia histórico para Portugal

A sua real dimensão só será avaliável no futuro, mas o dia de hoje já é histórico para Portugal, pois marca o fim do ignóbil reinado oligarca e absolutista de Manuela Ferreira Leite à frente dos destinos do PSD.

É certo que ainda não se sabe quem a irá substituir mas, com uma gestão tão má para o Partido e, principalmente, para Portugal, o pior dos candidatos será sempre um melhor substituto.

Particularmente, gostaria que a dimensão histórica deste dia começasse a ser notada já amanhã, com a vitória eleitoral de Pedro Passos Coelho. O país necessita de uma oposição forte, fiável e credível; necessita de ter uma alternativa de confiança; necessita de sentir que há uma hipótese real de mudança. O que aconteceu com a direcção de Manuela Ferreira Leite foi que o eleitor, olhando para as alternativas, pensava: “de um lado chove, do outro lado troveja…” e preferiu a chuva à trovoada. O eleitor precisa, para o bem da democracia, de olhar para as alternativas e pensar: “aqui chove, mas ali faz Sol…” e ter a possibilidade de poder optar pela chuva, ou pelo Sol, porque ambos são essenciais para a harmonia do Universo.

Com Manuela Ferreira Leite, tivemos anos de chuva intensa e trovoada forte; não se viu uma réstia de Sol, por fraco que fosse. Duas nuvens escuras e trovejantes, Aguiar Branco e Paulo Rangel, insistem em manter o céu nublado, mas espero que não consigam levar o seu mau tempo avante.

Uma luz de esperança surge com a saída de Ferreira Leite, que hoje termina um ciclo de liderança que não deixa uma réstia de saudade.

A partir de manhã, todos poderemos começar a pensar num Portugal melhor!

Viva Portugal!

25000 Visitantes - Obrigado

O blogue www.genealogiadoalgarve.blogspot.com atingiu ontem os 25000 visitantes de 80 países diferentes. Cumpre, assim, um dos seus principais objectivos, a divulgação de informações relativas ao Algarve em geral e à cidade de Portimão, promovendo a sua imagem aquém e além fronteiras.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Homenagem a Istambul

Foi inaugurada no passado dia 14, no Teatro Municipal de Portimão, a exposição denominada Homenagem a Istambul.
A exposição mostra 12 serigrafias da autoria de Hanefi Yeter, ilustrativas de 12 canções interpretadas pela cantora turca Sema e duas litografias, uma de 1840 do pintor maltês Jean Schranz e uma reinterpretação do referido pintor turco.

Audição de Páscoa

No passado dia 20 de Março realizou-se no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão a Audição de Páscoa organizada pelo Conservatório de Portimão, onde participaram os alunos dos Professores António Pereira, Gonçalo Pescada, Gregory Morelli, João Rosa, Maria da Graça Mendes, Marta Alves, Paula Vila Nova e Teresa Brandão.
A classe de conjunto Suzuki de Violino participou na audição, tal como a Classe de Conjunto Coral.

video

Conferência de Direito Fiscal


No passado dia 19 de Março decorreu no Auditório do Museu Municipal de Portimão uma Conferência de Direito Discal, organizada pelo NEDISMAT, no âmbito do Primeiro Encontro Nacional de Alunos do Grupo Lusófona.
A Conferência teve como orador o Professor Doutor Rui Morais e como moderador o Professor Doutor Ruben Raposo.
Esta foi a segunda conferência organizada pelo NEDISMAT, que pretende trazer a Portimão um leque de especialistas nas mais variadas áreas do Direito, projectando essa Licenciatura ministrada pelo ISMAT de Portimão.

Zodiaco

quinta-feira, 18 de março de 2010

Encontro Nacional de Estudantes do Grupo Lusófona

Teve hoje início o Primeiro Encontro Nacional de Estudantes do Grupo Lusófona, com uma recepção no Auditório Municipal de Portimão. Cerca de 900 estudantes de todo o país deslocam-se a Portimão de hoje até Domingo, para a realização de uma série de eventos, palestras e conferências.

terça-feira, 16 de março de 2010

Um constitucionalista distraído

Foi com estupefacção que, depois de aprovada a “lei da rolha” no Congresso Nacional do PSD vi o muito ilustre constitucionalista

acidentalmente eleito como Deputado pelo Círculo do Algarve, Bacelar Gouveia, a afirmar à comunicação social que a norma aprovada é inconstitucional, por violar os direitos fundamentais dos militantes.

Tem piada! Então o Sr. Constitucionalista estava no Congresso, sentado na primeira fila, “coladinho” a Aguiar Branco ou a Pedro Santana Lopes e não alertou ninguém para essa inconstitucionalidade? Permitiu que o Partido aprovasse uma norma inconstitucional mesmo à sua frente sem alertar os congressistas para o perigo que isso acarretava? E ainda tem a “lata” de ir para a comunicação social defender a inconstitucionalidade da norma?

Acho que os candidatos devem ter cuidado com apoiantes destes, pois começa a ser difícil perceber se são constitucionalistas distraídos ou oportunistas habilidosos.

A Nova Liderança do PSD

Terminado o Congresso Nacional do PSD é chegada a altura da manifestação de apoio aos vários candidatos.

Apesar de já não poder eleger candidatos à liderança, não posso deixar de reflectir sobre qual será o melhor líder para o Partido e, necessariamente, para o país.

Desde logo há uma questão que se coloca. Deverá ser mantida a postura e a política actual, ou deverá esta mudar?

Quem quer que tudo fique na mesma tem um trabalho árduo de escolha entre Aguiar Branco ou Paulo Rangel, o anverso e o reverso de uma mesma moeda mandada cunhar por Manuela Ferreira Leite. Bem sei que, agora, conhecida a derrota e os efeitos drásticos da política e da postura da liderança actual estes candidatos vêem dizer que, com eles, tudo será diferente… Na minha opinião, a sê-lo, será para pior!... Então estes dois cavalheiros estiveram no seio das decisões, foram o rosto visível da liderança actual, não tiveram coragem suficiente para contrariar as afirmações e atitudes ignóbeis da líder, permitindo que o Partido se afundasse diariamente na sociedade portuguesa e agora vêem apregoar mudanças, rasganços e novas políticas? Não tiveram coragem para enfrentar a velha senhora e acham-se credíveis para enfrentar as dificuldades do país? Com que políticas? Com que ideias? Com o quê de novo? Será que tínhamos dois iluminados na liderança do PSD que, por excesso de modéstia, nunca tiveram a coragem de mostrar a intensidade da sua luz?

Certamente que não! E o não é tão ou mais profundo quando se vê que nem foram capazes de chegar a acordo para uma candidatura de união.

Pelo contrário, aqueles que acham que é chegada a hora de uma mudança, têm o trabalho facilitado. A mudança só pode ser preconizada pelo Pedro Passos Coelho. Conheço o Pedro do tempo da JSD e tenho-o por uma pessoa séria e extremamente competente, que luta por ideias próprias e é capaz de idealizar um projecto de rumo para o país. Ao contrário dos outros, que são políticos profissionais, o Pedro Passos Coelho nunca foi levado ao colo para candidaturas ou lugares de topo, teve que combater por si, impor-se e lutar, abandonando a política quando muitos entraram por apadrinhamento em institutos e empresas públicas. Ao contrário da oligarquia que caracterizava a actual liderança do PSD e tinha por rostos visíveis os dois candidatos da continuidade, Pedro Passos Coelho conhece a realidade do país, no terreno, junto do povo; conhece os problemas da juventude nacional; conhece os problemas dos empresários e dos trabalhadores; conhece as consequências do desemprego; mas, mais importante do que tudo isso, não se calou quando era importante que se ouvisse uma voz discordante com a liderança actual e foi penalizado internamente por isso.

Ainda bem, pois assim tem mais moral para mudar.

Não conta com o meu voto, mas tem todo o meu apoio.

Palestra de Direito do Trabalho

No passado dia 08 de Março de 2010 realizou-se na Biblioteca Municipal de Portimão a primeira palestra organizada pelo NEDISMAT - Núcleo de Estudantes de Direito do ISMAT de Portimão, dedicada ao Direito de Trabalho.
A palestra teve como oradora a Dr.ª Maria da Glória Leitão, especialista em Direito Laboral.

sábado, 6 de março de 2010

Palestra de Direito do Trabalho

Na próxima Segunda-feira decorrerá na Biblioteca Municipal de Portimão uma palestra de Direito do Trabalho, organizada pelo NEDISMAT (Núcleo de Estudantes de Direito do ISMAT) que tem como oradora a Dr.ª Maria da Glória Leitão.
A Palestra é aberta ao público em geral.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Actividade sismica em Portugal aumentou nos últimos dias


Através da página www.emsc-csem.org é possível conhecer todos os sísmos que ocorrem no Mundo, quase em tempo real. Como se pode confirmar pela imagem a parte sul do país e os Açores têm sido alvo de forte actividade sísmica, ainda que de baixa intensidade.