quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz 2010


A cada um dos 20305 visitantes deste blogue ao longo do ano de 2009 desejo um excelente 2010.
E não se esqueçam... mesmo que o vento destrua a vossa árvore, há sempre uma grande estrela para a substituir.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mau tempo em Portimão

Esta noite o mau tempo veio até Portimão e os estragos estão à vista: casas alagadas, estruturas caídas, telhas que voaram, casas que cairam...

sábado, 19 de dezembro de 2009

Concerto de Natal da Vitória

Realizou-se hoje, no TEMPO, em Portimão, a Audição de Natal dos alunos das classes de iniciação do Conservatório de Portimão - Joly Braga Santos.
Nesta audição participaram alunas de acordeão e piano, a classe de conjunto coral infantil e os Pequenos Sulistas, de violino.
Mais uma oportunidade para ouvir os novos talentos que se formam na nossa cidade.
video
video

sábado, 12 de dezembro de 2009

Exposição as Carrinhas de Portimão

Ainda está patente no Museu de Portimão a Exposição "As Carrinhas de Portimão", uma oportunidade única para descobrir um pouco mais sobre este meio de transporte típico local.

9ª Corrida Fotográfica de Portimão

Foi hoje inaugurada a exposição dos trabalhos premiados na 9ª Corrida Fotográfica de Portimão, a qual está patente no Museu de Portimão até ao próximo dia 17 de Janeiro de 2010.

Portimão ao entardecer

Casa de Manuel Teixeira Gomes

Foi hoje inaugurado o Centro de Interpretação Manuel Teixeira Gomes, na casa onde nasceu o escritor e ex-Presidente da República.
Esta inauguração teve associada uma exposição sobre Manuel Teixeira Gomes; a apresentação do Programa Comemorativo dos 150 anos de nascimento de Manuel Teixeira Gomes e o lançamento dos livros de BD sobre Portimão.

Desfile de Natal em Portimão

São Francisco Xavier

Uma das obras da autoria de Júlio Amaro, que pode ser vista na Igreja do Colégio de Portimão, é este retrato imaginário de São Francisco Xavier.

Portimão presta homenagem a Júlio Amaro

Hoje, no âmbito das comemorações dos 85 anos da elevação de Portimão a cidade, realizou-se a sempre merecida homenagem ao pintor Júlio Amaro, um dos maiores vultos culturais que esta terra já conheceu.
Num momento particularmente concorrido, contando com a presença da família de Júlio Amaro, do Presidente da Câmara Municipal de Portimão e demais executivo permanente, do Presidente da Assembleia Municipal de Portimão e dos Deputados da Assembleia da República Mendes Bota e Antonieta Guerreiro, foi prestada a devida homenagem, com intervenções a cargo de Abílio Lima e Manuel da Luz.

Gonçalo Amaral apresenta novo livro em Portimão

No próximo dia 21 de Dezembro de 2009, pelas 18:00 horas. no Retiro do Peixe Assado, em Portimão, decorrerá a apresentação do novo livro de Gonçalo Amaral, "A Mordaça Inglesa - A história de um livro proibido".

A apresentação da obra estará a cargo do Dr. Paulo Sargento, Psicólogo e Professor Universitário.

No seu mais recente livro, que pretende ser um grito de revolta contra a censura de que foi alvo pela publicação do livro "Maddie - A Verdade da Mentira". De recordar que este livro foi o primeiro, pós-25 de Abril, a ser censurado pelo seu conteúdo, o que coloca em causa o princípio e direito fundamental, constitucionalmente consagrado, da liberdade de expessão. Aceito, por princípio, que uma obra possa ser criticada e que, caso contenha informação falsa e lesiva para terceiros, deva ser alvo de processo crime ou de indemnização civil, mas não aceito em condição alguma que qualquer obra seja censurada, da forma como esta foi, pelo que aproveito a oportunidade para endereçar um abraço de solidariedade a Gonçalo Amaral.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Princesa d'Água

Quando disparamos para imortalizar um momento, ou uma simples imagem, no formato de uma fotografia, muitas vezes o resultado final surpreende-nos e ultrapassa-nos.
Quando tirei esta foto de vista geral da Alameda:
Estava longe de reparar na "Princesa d'Água" que, com a sua elegância, contornos femininos e cabelos de água a esvoaçar, olhava para fim, com ar de pose:

Igreja do Colégio - Portimão


Portimão - 85 anos de cidade

Portimão festejou hoje os 85 anos da sua segunda e definitiva elevação a cidade.
No dia 11 de Dezembro de 1924, Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República, natural da, então, Vila Nova de Portimão assinou o decreto de elevação dessa vila a cidade.
Não é possível saber se, alguma vez, Manuel Teixeira Gomes imaginou o desenvolvimento que a nova cidade viria a conhecer 85 anos depois, mas todos os anos repetem-se os discursos de homenagem e agradecimento, como os que aconteceram na Sessão Solene, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão.
Este ano discursaram:
Maria Analídia Perdigão - CDS-PP
Domingos Martins - PCP
Luísa Penisga - BE
Miguel Martins - PSD
João Vieira - PS