sábado, 30 de maio de 2009

Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande


Foi hoje inaugurado no novo Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, um equipamento excelente, que vem diversificar o leque de oferta desportiva à população do municipio, mas principalmente das gentes da freguesia da Mexilhoeira Grande.
Com a inauguração deste complexo desportivo e o lançamento da construção do Complexo Desportivo de Portimão, todas as freguesias de Portimão passarão a estar dotadas de equipamentos desportivos modernos, dignos da sua evolução que a cidade tem conhecido ao longo dos últimos anos. Uma mais valia para os jovens e uma forma de promover o desporto que, apoiada em instituições como a Portinado, o Clube Naval e o Portimonense e com a recente licenciatura em Desporto no ISMAT poderá colocar Portimão no centro das cidades formadoras de desportistas de alto nível.

PSD debate problema da insegurança

Realizou-se hoje, no Hotel Oriental, na Praia da Rocha, uma Conferência sobre a temática "Segurança: Portimão, Algarve, Portugal".
Entre os oradores encontravam-se o ex-Inspector da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, que fez uma intervenção explicativa dos problemas que as autoridades portuguesas encontram quando investigam crimes com ligações internacionais, como é o caso do tráfico de droga ou as redes de imigração ilegal; o candidato a Presidente da Câmara Municipal de Portimão pelo PSD José Dias, que se referiu mais concretamente à problemática portimonense, apresentando problemas e soluções para os mesmos; o Presidente do PSD/Algarve Mendes Bota e dos também Deputados Fernando Negrão e Pedro Aguiar Branco.
Segue o filme possível da intervenção do orador José Dias, dadas as limitações ao tamanho dos ficheiros do blogue:

video

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Maior Aula de Pintura do Mundo

No próximo dia 10 de Junho de 2009 a cidade de Portimão poderá vir a constar no Guinness World Records pela realização da maior aula de pintura do mundo.
Esta aula gigante decorrerá em pleno areal da Praia da Rocha, em frente ao Sasha Bar e pretende reunir 200 participantes, que não precisam de saber pintar ou desenhar, apenas necessitando de seguir passo-a-passo as indicações dos professores.
Organizada pelo Atelier Alegria de Pintar.com, a aula será dirigida pelos pintores Jean-Pierre e Laena Malaquias.
A pintura será realizada com recurso à técnica de óleo sobre tela e a inscrição tem o preço de 15 Euros, que inclui a pintura, t-Shirt e boné.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jamila Madeira visita o ISMAT de Portimão

No próximo dia 02 de Junho, pelas 18:00 horas, é a vez da candidata algarvia ao Parlamento Europeu, nas listas do PS, Jamila Madeira visitar as instalações do ISMAT de Portimão, participando numa sessão de esclarecimento sobre assuntos europeus.
Uma prova de isenção política da Instituição, que certamente abrirá as suas portas a candidatos de outras forças políticas que queiram trocar impressões com alunos que estudam Direito Europeu.

Candidatos do PSD ao Parlamento Europeu no ISMAT

Os candidatos do PSD ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel, Maria Graça Carvalho, Mário David e Mendes Bota participaram hoje, no ISMAT de Portimão, numa sessão de esclarecimento relativa a assuntos europeus.

Sem intervenções de fundo, a conferência resumiu-se a um conjunto de perguntas e respostas, uma forma inovadora de fazer uma política de aproximação aos cidadãos, principalmente porque nenhuma questão ficou por responder.
Foi uma acção muito positiva para o ISMAT, pela oportunidade dos seus alunos contactarem com futuros Deputados Europeus questionando-os sobre futuras políticas europeias e pela divulgação que esta iniciativa teve na existência do ISMAT e do curso de Direito no Algarve.

VI Symposium Internacional de Escultura

Entre os dias 25 de Maio e 07 de Junho realiza-se, na Zona Ribeirinha de Portimão, o VI Symposium Internacional de Escultura.
Com uma periodicidade bianual, destes simpósios têm saído as esculturas em pedra que muito enriquecem as zonas ribeirinhas de Portimão e Alvor.
Quem se deslocar a Portimão nestes dias, poderá assistir ao vivo à elaboração de obras de arte em pedra por parte de escultores consagrados dos vários pontos do Mundo.
São participantes no Symposium deste ano os escultores:
Agnesa Petrova - Bulgária
Christos Lanitis - Chipre
Craig Medson - Austrália
Ján Sicko - Eslováquia
Xavier Gonzalez - França
Paulo Quaresma - Portugal
Arlindo Arez - Portugal

terça-feira, 26 de maio de 2009

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque

Entre os dias 26 a 29 de Maio realiza-se a visita das relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque à Diocese do Algarve.
Nascida em 22 de Agosto de 1647 em Chautecour - França, faleceu em 17 de Outubro de 1690.
Entrando no Convento da Visitação em Paray-le-Monial com 24 anos, aí recebe revelações Divinas, que pelo seu conteúdo e importância elevaram-na às honras dos altares.
Margarida Maria foi beatificada em 18 de setembro de 1864 e canonizada a 13 de maio de 1920.
As relíquias estão contidas no tecido envolto ao caule da Rosa de ouro, e trata-se de parte do tecido do cérebro e fêmur de Santa Margarida Maria Alacoque. A Rosa, feita em ouro, foi um presente Papal e acompanha as Relíquias nas suas peregrinações.
O programa da visita é o seguinte:
26 e 27 de Maio - Igreja Matriz de Portimão
27 e 28 de Maio - Igreja Paroquial de Monchique
29 e 29 de Maio - Igreja de São Pedro - Faro

domingo, 24 de maio de 2009

ISMAT recebe sessão de esclarecimento sobre assuntos europeus

No próximo dia 27 de Maio de 2009, pelas 17:30 horas, as instalações do ISMAT, em Portimão, receberão a visita do cabeça-de-lista do PSD ao Parlamento Europeu, Paulo Rangel e sua comitiva, a qual incluirá o ex-Deputado Europeu Mendes Bota.
No âmbito dessa visita ocorrerá uma sessão de esclarecimento sobre temas europeus.
Importa recordar que, com o encerramento da Universidade Moderna e dos seus polos de Setúbal e Beja, o ISMAT é o único Instituto Superior/Universidade a leccionar o curso de Direito a Sul do Tejo e, logo, o único local onde é leccionada a cadeira de Direito Comunitário, tendo como docentes a Professora Doutora Pilar Blanco (Doutorada em Direito Internacional Privado) e o Dr. Joaquim Cabrita, que dá provas de ser um dos melhores conhecedores de Direito Comunitário do país, a avaliar pela forma extremamente competente como lecciona.
Pena é que, uma Instituição com as características do ISMAT apenas possa receber uma Sessão de Esclarecimento e não um debate entre os candidatos dos vários Partidos, perante uma plateia de estudantes de Direito Comunitário. Ainda assim, tenho a certeza de que, num futuro próximo, os Senhores Deputados do Parlamento Europeu irão convidar os únicos alunos de Direito Comunitário do Sul do país a conhecer o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e o Tribunal de Justiça.
Pela minha parte, já lá estive e o que vi e aprendi foi muito útil para perceber a teoria das questões europeias.

Portimão Air Festival

Um mar de gente assistiu nas margens do Arade ao 2º dia do Portimão Air Festival.
A cidade de Portimão deu, assim, mais um passo em direcção à consagradação como melhor cidade Portuguesa para a realização de grandes eventos.

sábado, 23 de maio de 2009

II Festival Aéreo de Portimão

Todas as objectivas já estão apontadas para as máquinas voadoras que, pelo segundo ano, atraem milhares de pessoas às margens do Arade.
Com a ajuda de São Pedro, que aguentou a água nas nuvens até 10 minutos depois do fim do primeiro dia de espectáculo, aviões e helicopteros cruzaram os céus de Portimão em acrobracias de cortar a respiração.
Dignas de destaque foram as actuações dos Asas de Portugal que, em dois aviões Alpha Jet executaram manobras de grande perícia, dos Rotores de Portugal, que actuaram com três helicópteros Alouette III, proporcionando um espectáculo único e da Esquadra 552 “Zangões” da FAP, que fizeram uma demonstração de busca e salvamento de um náufrago em pleno rio Arade, utilizando um helicóptero Sud Aviation SE 3160 Alouette III.
Entre as patrulhas civis destacaram-se as exibições acrobáticas de:
- Os Aerostars, do Reino Unido, com seis aeronaves Yakovlev Yak 50.
- O campeão mundial da Red Bull Air Race, o austríaco Hannes Arch, num avião Zivko Edge 540.
Seguem alguns videos que mostram alguns dos melhores momentos deste primeiro dia de espectáculo.
video

video

video

video

video

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Antigos Conventos do Algarve

O estudo da genealogia necessita do apoio do maior número de fontes possível. Deste modo qualquer edição que aborde aspectos históricos que, de alguma forma, possam auxiliar este estudo são bem vindas e louváveis.
As Edições Colibri, têm dado um grande impulso à divulgação da história no geral e da Região do Algarve em particular.
Exemplo disso é a obra de Catarina Almeida Marado, "Antigos Conventos do Algarve - Um Percurso pelo Património da Região."
Brilhantemente apresentada, esta obra assume essencialmente as características de um inventário do património edificado.
São alvo de estudo na referida obras os seguintes edifícios religiosos do Algarve:
Vila do Bispo:
Convento do Cabo de São Vicente
Lagos:
Convento de Nossa Senhora da Glória
Convento de Nossa Senhora da Conceição
Convento da Trindade
Portimão:
Convento de Nossa Senhora da Esperança
Colégio de São Francisco Xavier
Eremitério dos Pegos Verdes
Monchique:
Convento de Nossa Senhora do Desterro
Silves:
Convento de Nossa Senhora do Paraíso
Lagoa:
Convento de Nossa Senhora do Socorro
Convento de Santo António do Parchal
Convento de São José
Loulé:
Convento de Nossa Senhora da Graça
Convento de Santo António
Convento do Espírito Santo
Faro:
Convento de Nossa Senhora da Assunção
Convento de São Francisco
Colégio de Santiago Maior
Convento de Santo António
Tavira:
Convento de São Francisco
Mosteiro de Nossa Senhora da Piedade
Convento de Nossa Senhora da Graça
Convento de São Paulo
Convento de Santo António
Convento de Nossa Senhora do Carmo

Portimão Air Festival

Vai ter lugar, no próximo fim-de-semana, a segunda edição do Portimão Air Festival. O espectáculo, que começa às 15 horas de sábado, terá como principais vedetas os Asas de Portugal que, em dois aviões Alpha Jet, executam manobras de grande perícia; os Rotores de Portugal, que actuam com três helicópteros Alouette III, e a Esquadra 552 “Zangões” da FAP, que fará uma demonstração de busca e salvamento de um náufrago em pleno rio Arade, utilizando um helicóptero Sud Aviation SE 3160 Alouette III e explicando as manobras em directo através do sistema de som do recinto.Com aviões a hélice, várias patrulhas civis farão também exibições acrobáticas de cortar a respiração. Os Aerostars, do Reino Unido, chegam com seis aeronaves Yakovlev Yak 50 e fazem demonstrações de alto risco; o campeão mundial da Red Bull Air Race, o austríaco Hannes Arch, faz uma exibição individual com um avião Zivko Edge 540; a Patrulla Culebra, composta por dois dos mais conceituados pilotos espanhóis, fazem várias manobras de acrobacia ilimitada Freestyle, cruzamentos sincronizados e figuras de formação cerrada e a Patrouille REVA, de França, actua com dois AcroEze e um LongEze. Os portugueses vão também mostrar as suas acrobacias, como é o caso do Team Lima Alpha, da Patrulha Smokewings e da dupla de portugueses de Aerobática, com a presença do Pitts Special S2B comandado pelo Luís Garção e o Extra 300L de Marinho Pereira.

“Segurança: Portimão, Algarve, Portugal”

O Gabinete de Estudos Distrital do PSD/Algarve organiza, com a colaboração do PSD/Portimão, no próximo dia 30 de Maio de 2009, às 15 horas, no Hotel Oriental, na Praia da Rocha, uma conferência subordinada ao tema “Segurança: Portimão, Algarve, Portugal”.
O painel de oradores terá a seguinte sequência:
15H00M – Intervenção de Abertura, pelo presidente da Comissão Política de secção do PSD/Portimão – HERNÂNI CORREIA
15H10M – Intervenção do ex-Inspector da Polícia Judiciária – GONÇALO AMARAL – “A Segurança no Algarve – Fragilidades, Meios e Prevenção”
15H30M – Intervenção do candidato do PSD à Câmara Municipal de Portimão – JOSÉ DIAS – “Segurança em Portimão – situação actual e medidas futuras”
15H50M – Intervenção do deputado FERNANDO NEGRÃO – “Segurança em Portugal – Política e Investigação Criminal”
16H10M – Intervenção do deputado e presidente do PSD/Algarve, MENDES BOTA – “A Segurança vista do lado dos cidadãos”
16H30M – Intervenção do Vice-presidente do PSD e deputado, JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO – “A Política de Justiça e a Segurança em Portugal”
17H00M – Intervalo para café
17H30M – Debate moderado pelo Coordenador do Gabinete de Estudos Distrital – MARCOS GUIA
18H30M – Encerramento dos trabalhos pelo presidente da Mesa da Assembleia de Secção, FERNANDO IMAGINÁRIO

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Primeiro concerto da Vitória

A Vitória fez hoje a sua estreia em concertos, no concerto dos Pequenos Sulistas, que ocorreu na Igreja do Colégio, em Portimão.
Um pequeno passo para a música, mas um grande salto para quem completou agora 5 anos.

video

video

domingo, 17 de maio de 2009

Concerto dos Pequenos Sulistas

Realizou-se hoje, na Igreja do Colégio de Portimão, o concerto do grupo Pequenos Sulistas, o resultado do lançamento, em Novembro de 2003, do Método Suzuki para violino, no Algarve, por parte do Violinista e Mestre João Pedro Cunha.
Actualmente, são professores deste método, João Pedro Cunha, Gregory Morelli e Pedro Feliz, que leccionam no Conservatório de Portimão Joly Braga Santos, na Academia de Música de Lagos e no Conservatório de Música de Lagoa.
O Conservatório de Portimão está autorizado pelo Ministério da Educação a ministrar os cursos equivalentes ao Conservatório Nacional, nas disciplinas de Acordeão, Clarinete, Flauta Transversal, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompete, Viola Dedilhada, Violino, Viola d'Arco e Violoncelo. Oferece ainda, em regime de Curso Livre, o ensino de Violino segundo o método Suzuki, para crianças a partir dos 3 anos de idade.
No concerto de hoje foram tocados os seguintes temas:
Concerto opus 3 nº 6 - Antonio Vivaldi
Concertino em Si menor, op. 35 - Oscar Rieding
Sinfonia - George Telemann
Somewhere Over the Rainbow - Harold Arlen
Hoe Down - Aaron Copland
Alegre Lavrador - Robert Schumann
Minueto 3 e 2 - Bach
Etude, Allegretto, Andantino, Moto Perpetuo, Allegro e Canção de Maio - Shinichi Suzuki
Há muito tempo atrás... - T. H. Baylay
Cai Neve
Tia Rosa
Os Patinhos
O Balão do João
Canção da Flauta - João Cunha e Gregory Morelli
Estrelinha - W. A. Mozart/Shinichi Suzuki

video

video

Queima das Fitas do ISMAT

Hoje realizou-se na Igreja Matriz de Portimão a tradicional benção e queima das fitas dos estudantes finalistas do ISMAT.
Uma multidão pouco habitual encheu completamente o Templo e o seu exterior, para cumprimentar e felicitar os novos licenciados de cursos como Arquitectura, Sociologia, Psicologia e Gestão de Recursos Humanos.
A todos os colegas que terminam este ano as suas licenciaturas, mas principalmente à Julia Lico e à Elsa Marques desejo as maiores felicidades nas novas etapas que se avizinham.


video

Manuel Teixeira Gomes - O Coleccionador de Pintura

No âmbito das comemorações do primeiro aniversário da abertura ao público do Museu Municipal de Portimão foi inaugurada a exposição Manuel Teixeira Gomes - O Coleccionador de Pintura, que reúne pela primeira vez as pinturas oferecidas pelo escritor e político portimonense Manuel Teixeira Gomes.
Em grande destaque encontra-se, naturalmente, o original do "Retrato de Teixeira Gomes", de Columbano Bordalo Pinheiro, mas podem ser vistas obras de autores desconhecidos de elevada qualidade, como a "Marinha", "Cristo crucificado"ou "Cabeça de cocheiro inglês".
Igualmente presentes estão as obras:
"Estudo de nu" - William Etty
"Flores" - Henri Fantin-Latour
"Interior" - Philippe Linder
"Lord Russel" - Sir Edwin Landseer
"Sapateiro" - Erskine Nicol
"Meninas no campo" - Léon Henri Antoine Loire
"Mulher descascando fruta" - J. Israels
"Mulher Nua" - William Etty
"Paisagem na praia da Aguda" - Marques de Oliveira
Inseparáveis e a olhar um para o outro, encontram-se os retratos da 3ª Viscondessa de Meneses e de Manuel Teixeira Gomes, de Marques de Oliveira

Conferência sobre Os Problemas da Reprodução Médica Assistida no Direito da Família

Realizou-se na passada Sexta-feira, dia 15 de Maio, nas instalações do ISMAT da Rua Estêvão Vasconcelos, mais uma interessante Conferência de Direito, desta vez relativa ao tema dos Problemas da Reprodução Médica Assistida no Direito da Família.
Mais uma vez, tendo por base o exemplo espanhol que a Professora Doutora Pilar Blanco tão bem conhece, foram abordadas questões importantes para o Direito de Família, tais como:
- Os direitos de filiação de quem recorre à reprodução médica assistida;
- Os direitos dos dadores do material genético;
- Os direitos de herança por parte do concebido após a morte do progenitor;
- O direito da criança em conhecer a sua origem genética;
- A diversidade de legislações sobre a matéria, quais os Estados com legislações mais favoráveis e quais os que têm legislações mais restritivas.


video


video

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dom Duarte de Bragança

Nesta data felicito S.A.R. Dom Duarte de Bragança pelo seu 64º aniversário.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Actas de Vereação de Loulé


Quem se dedica à Genealogia, ou à própria História, cedo ou tarde vê o seu trabalho interrompido devido à falta de documentos. Deste modo, é sempre uma alegria quando tomamos conhecimento da existência de documentos que nos permitam desvendar um pouco mais da nossa história com base em prova documental.
O Município de Loulé é um raro exemplo de preservação e publicação documental, de grande importância para o conhecimento da história local e para o estudo da genealogia.
O primeiro volume das Actas de Vereação de Loulé transcrevem as actas deste município dos Séculos XIV e XV que chegaram até à actualidade, distribuídas pelos seguintes anos: 1384-1385; 1392; 1394-1396; 1402-1404; 1408; 1468-1470; 1481; 1487-1488.
Graças a estes documentos sabemos como estava organizada a comunidade de Loulé nestas épocas, o nome dos titulares de cargos e o nome de cidadãos comuns, havendo em muitos casos informações genealógicas (identificando determinada pessoa como filha, neta, sobrinha, irmã ou cônjuge de outra).
O Segundo volume contem as Actas de Vereação do Século XV, mais concretamentos dos anos 1492-1497.
Temos, neste volume, praticamente todas as actas deste período de 5 anos, contemporâneo da chegada de Colombo à América ou da partida de Vasco da Gama para a India. Nestas actas temos os nomes de grande parte da população de Loulé no final do Séc. XV.
De notar que, relativamente aos registos paroquiais, Loulé tem registos de baptismo e de casamento a partir de 1540. Deste modo, caso o município de Loulé venha a aderir ao projecto www.genealogiadoalgarve.com, poderá vir a ser o município do país onde mais gerações se pode recuar para cidadãos comuns, bem como aquele que permite conhecer mais dados biográficos dos seus cidadãos.

Tumulária e Armaria da Sé Velha de Silves


Quem se dedica ao estudo da genealogia do Algarve e, principalmente, do município de Silves, não pode deixar de conhecer o livro "Vozes da Pedra - Tumulária e Armaria da Sé Velha de Silves", de João Vasco Reys, editado pela Câmara Municipal de Silves.
Para além de nos dizer "quem é quem" nos vários túmulos que se encontram actualmente na Sé de Silves, o autor apresenta várias referências biográficas, documentais e genealógicas por muitos desconhecidas.
Tratados com grande pormenor e rigor são os túmulos de:
D. Rodrigo Dias do Rego - Bispo de Silves - Séc. XV
João Gramaxo e Ana Taborda - Ele Cavaleiro da Casa Real - Séc. XVI
Gastão da Ilha e João do Rego - Séc. XV - O 1º Escudeiro da Casa Real e o 2º Contador da Casa Real
D. João II - Rei de Portugal, falecido em 1495 e enterrado na Sé de Silves até à sua trasladação para o Mosteiro da Batalha, em 1499.
D. Fernando Coutinho - Bispo do Algarve - Séc. XVI
Vicente Raposo Viegas
Egas Moniz Teles

Museu de Portimão - 1º Aniversário

O Museu Municipal de Portimão vai completar o seu 1º ano de existência com um programa especial.
No âmbito destas comemorações, no próximo dia 16 de Maio, pelas 16:00 horas, será inaugurada a exposição "Manuel Teixeira Gomes - O Coleccionador de Pintura", que junta, pela primeira vez na nossa cidade, toda a colecção pessoal de pintura de Manuel Teixeira Gomes, actualmente espalhada por vários museus do país.
Na noite desse dia realizar-se-á a Noite dos Museus, estando o museu aberto até às 24:00 horas, sendo possível visitá-lo ao som de acordeão, sanfona e harpa do grupo "Folear".
Pelas 23:30 horas, no Auditório do Museu, actuará o "Tuniko Goulart Grupo", com brilhante guitarrista Tuniko.
No dia 17 de Maio há actividades para os mais novos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Conferência sobre Os Problemas da Reprodução Médica Assistida no Direito da Família

O ISMAT de Portimão (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) agendou, para o próximo dia 15 de Maio de 2009, pelas 19:00 horas mais uma interessante Conferência de Direito, desta vez alusiva ao tema da reprodução médica assistida no Direito da Família.
A Conferencista, Professores Doutora Pilar Morales, Directora-Geral dos Registos e Notariados de Espanha e docente no ISMAT, abordará, certamente, os avanços legislativos espanhóis nesta área e as consequências práticas da criação legislativa.
De destacar a importância que a Licenciatura em Direito tem para o ISMAT, visivel na forma como o Instituto se esforça para tornar conhecido este curso, apresentando em conferências e simpósios muitos dos seus docentes, alguns deles de renome internacional, como é o caso da Professora Pilar Morales.
Portimão começa, assim, a dar passos lentos, mas firmes, na sua qualificação de cidade universitária.

V Festival Islâmico de Mértola

Irá decorrer entre os próximos dias 21 e 24 de Maio o 5º Festival Islâmico de Mértola.
Dedicado à cultura islâmica, ainda visivel em alguns aspectos da arquitectura e da cultura de Mértola, o Festival conta com a apresentação de livros, peças de teatro, concertos, contos e espectáculos de música e dança, além de um mercado de rua diário e a realização de conferências.
Em termos musicais, há a destacar a presença dos seguintes grupos:
Trifony - Composto por elementos de Marrocos e Espanha, que toca músicas das culturas Andaluza, Safardina e Cristã
Umeya - Sabores do Al-Andaluz - Composto por elementos do Sudão, da Síria e de Espanha
Orquestra Feminina de Tetouan - Composta exclusivamente por mulheres de Marrocos
Les Boukakes - Composto por elementos da Argélia, de Marrocos, da França e de Itália
Basidou - Composto por elementos de Marrocos e Espanha
Oojami - Composto por elementos da Turquia e da Inglaterra
De destacar igualmente a actuação dos grupos corais portugueses:
Grupo Coral Guadiana, de Mértola
Grupo Coral Os Caldeireiros, de São João
Grupo Coral Feminino e Etnográfico As Papoilas
Sem dúvida um bom motivo para conhecer Mértola.

Barragem do Odelouca

A construção da Barragem do Odelouca segue a bom ritmo. Trata-se, sem dúvida, de uma das principais obras a decorrer no Algarve neste momento.
Com um custo previsto de 91 milhões de Euros, que inclui a barragem em si e túnel de ligação à Barragem do Funcho, tem uma bacia hidrográfica de 393 Km2 e um volume total da albufeira de 157 Km3.
Com uma altura máxima de 76 metros tem uma capacidade de descarga de 54 m3 por segundo.
Depois de pronta, a barragem irá abastecer de água todo o Barlavento Algarvio.
Segue uma imagem das obras:

video

domingo, 3 de maio de 2009

O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713)

Foi apresentado no III Encontro de Genealogistas do Algarve, em Portimão, o mais recente trabalho de António Horta Correia "O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713)", sobre a vida e obra de João Rodrigues do Rego, um cego natural de Campo Maior (nasceu a 02 de Maio de 1649, 360 anos antes do dia da apresentação do livro em Portimão) que, no Séc. XVII, apesar da sua deficiência e quando o analfabetismo em Portugal rondaria os 90% da população, conseguiu ser admitido como aluno no Colégio da Companhia de Jesus, onde estudou. Posteriormente fez estudos superiores de Filosofia na Universidade de Évora, onde se licenciou.
Convidado a leccionar em Tavira, mudou-se para esta cidade, onde foi professor de Filosofia, Latim falado e escrito e gramática de grandes vultos sociedade e da da cultura da cidade de Tavira.
Casado, teve descendência que é possível conhecer até ao presente.
Um grande Homem a conhecer com a leitura deste livro, muito bem apresentado e recheado de imagens de documentos originais.
O seu autor, António Manuel Capa Horta Correia, natural de Vila Real de Santo António, licenciado em Finanças, professor e homem ligado à causa pública, foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, sendo ainda autor das obras "Dossier Gonçalo Viegas de Moncarapacho e Mazagão" e "Sebastian Ramirez (1828-1900) Subsidio documental para uma biografia".
Em nome da Organização do III Encontro de Genealogistas do Algarve, agradeço publicamente a elevada honra que nos deu a sua presença e a intervenção que fez, permitindo-nos conhecer esta figura que deveria ser uma referência, ainda na actualidade, para todos os algarvios e para todos aqueles que, portadores de qualquer deficiência, não se abatem, lutando pela sua dignificação pessoal, social e académica.

III Encontro de Genealogistas do Algarve

Realizou-se ontem, dia 02 de Maio, no Museu de Portimão, o III Encontro de Genealogistas do Algarve.
Este ano participaram no encontro 47 genealogistas, que aproveitaram o encontro para a partilha de informações.
Iniciado o encontro com a declaração de boas-vindas do Executivo Municipal, representado pela Vereadora da Cultura Dr.ª Isabel Guerreiro, seguiu-se uma visita guiada ao Museu Municipal.
Antes do inicio dos trabalhos houve ainda tempo para ouvir a brilhante actuação do Grupo Coral Adágio.
Os trabalhos inciaram-se com a apresentação do livro de António Horta Correia intitulado "O Celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713)".
Depois do almoço foram ainda apresentados dois trabalhos, um de Rui Pereira intitulado "Jacinto Alexandre Travassos: um militar algarvio" e outro de Manuel Costa intitulado "Trabalho sobre genética da população algarvia"
Seguem algumas imagens do Encontro:

video


video

Zé Ventura - Movimentos na Cidade

Está aberta ao público, até ao dia 30 de Maio, na Sala de Exposições do Museu Municipal de Portimão uma exposição da pintora algarvia Zé Ventura, intitulada Movimentos na Cidade.
Sem dúvida a melhor exposição temporária que já esteve no Museu de Portimão, surpreende positivamente os visitantes, pela conjugação de cores e som, a que acresce o facto de cada um dos trabalhos apresentados ser dois.
Natural de Lagos, Maria José Martiniano Ventura viveu a infância e adolescência em Monchique, residindo actualmente na cidade de Portimão.
Frequentou a Escola Superior de Belas artes de Lisboa.
A expor desde 1982, os seus trabalhos fazem parte de colecções em Portugal e no estrangeiro.
Visitar a exposição é uma forma de ficar a conhecer o trabalho notável desta artista algarvia.

Arte Sacra - Estatuária do Concelho de Silves


Está patente na Igreja da Misericórdia de Silves, até ao próximo dia 16 de Maio de 2009, a Exposição Arte Sacra - Estatuária do Concelho de Silves.
As imagens expostas, de elevado valor histórico e artístico, são:
Nossa Senhora dos Prazeres - Séc. XVI
Nossa Senhora da Conceição - Séc. XVII
Santa Ana - Séc. XVII
Santa Rita de Cássia - Séc. XVII
São Romão - Séc. XVII
São Pedro - Séc. XVII
Nossa Senhora do Pilar - Séc. XVIII
Nossa Senhora da Boa Morte - Séc. XVIII
Santa Bárbara - Séc. XVIII
São Evangelista - Séc. XVIII
São Miguel - Séc. XVIII
Nossa Senhora da Saúde - Séc. XIX-XX
Menino Jesus - Séc. XX
Todas provenientes de Igrejas do concelho de Silves, nomeadamente das freguesias de Silves, Alcantarilha, Pêra, Algoz, São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines.

Gente de entre Searas e Montados

Gente de entre Searas e Montados, de Joaquim Falcão de Lima é, na minha opinião, um dos melhores livros de genealogia que já vi. Não por ter alguma revelação inédita, mas pela forma como conjuga a informação genealógica com os dados biográficos, pela apresentação gráfica e elevada qualidade das imagens e da impressão.
Este é um trabalho sobre genealogia familiar numa área tão vasta e tão pouco conhecida como é o Alentejo. A obra enfoca primordialmente gentes dos concelhos de Setúbal, Grândola, Santiago do Cacém, Ourique, Odemira, Aljustrel, Almodôvar e Beja mas também do Algarve - concelhos de Lagoa, Albufeira, Portimão, Aljezur, etc.
Do século XVI à actualidade, este importante contributo para o estudo de diversas linhas genealógicas do Alentejo não é apenas um livro de genealogia séria e científica. É também um repositório de biografias, de histórias e de memórias familiares num álbum onde as cores do Alentejo se misturam e realçam os retratos de muitos dos seus intervenientes.

Rio Arade em Silves - Uma vergonha para o Algarve

A cidade de Silves deve a sua existência e desenvolvimento à navegabilidade do Rio Arade.
Infelizmente, em Portugal, a memória é curta e raramente se valoriza o património histórico, cultural e ambiental.
Só esta memória curta e a elevação de bandeiras ecologistas baseadas mais em interesses económicos do que na real e eficaz preservação do ambiente justifica a visão quase irrealista que têm aqueles que visitam a cidade de Silves e olham para o rio com a maré vazia.
Quem, actualmente, lê a Crónica do Cruzado Anónimo e outros documentos históricos que relatam a subida do rio por embarcações de grande porte até à cidade de Silves; as referências ao comércio marítimo que tinha início nesta cidade, durante o domínio àrabe; os poemas que relatam passeios fluviais no Arade; dificilmente acreditará que Silves desses tempos seja a actual cidade de Silves ou, pelo menos, que o Arade seja o mesmo.
Actualmente, o Arade, nas muralhas da cidade, com a maré vazia, tem um caudal tão baixo que é atravessado a pé por um simples pássaro.
É incrivel como a nossa Região tem sido esquecida pelos últimos Governos, que não se dignam sequer a investir na melhoria da oferta da sua principal indústria no Algarve, sendo certo que os passeios de barco no Arade poderiam ser uma mais-valia para o Turismo e um factor de atracção e desenvolvimento da cidade de Silves.
Para quem só acredita vendo, segue um filme que o comprova.

video