domingo, 26 de abril de 2009

III Encontro de Genealogistas do Algarve

Irá decorrer no próximo dia 02 de Maio de 2009, no edifício do Museu Municipal de Portimão, o III Encontro de Genealogistas do Algarve, com o seguinte programa:


10:00 horas - Recepção dos participantes com boas-vindas do representante do Executivo da Câmara Municipal de Portimão e actuação do Grupo Coral Adágio, dirigido pelo Maestro António Alferes Pereira.
10:30 horas - Visita guiada ao Museu Municipal de Portimão
11:30 horas - Inicio dos trabalhos com a apresentação pública do livro de António Horta Correia "O celebrado Mestre Cego de Campo Maior e Tavira (1649-1713)
12:30 horas - Pausa para o almoço a realizar no Clube Naval de Portimão
14:30 horas - Regresso à confraternização, troca informal de informações e breve apresentação do trabalho de Rui Pereira "Jacinto Alexandre Travassos: um militar algarvio"
16:30 horas - Pausa para café.
17:00 horas - Regresso à confraternização, troca informal de informações e breve apresentação do trabalho de Manuel Costa "Trabalho sobre genética da população algarvia"
18:30 horas - Encerramento dos trabalhos.

Segue mapa da localização do Museu retirado da página da Câmara Municipal de Portimão:


D. Nuno Álvares Pereira - O novo Santo Português


Portugal viu hoje elevado à categoria de Santo uma das suas incontornáveis figuras históricas, D. Nuno Álvares Pereira.
Nascido em Cernache de Bonjardim em 24 de Junho de 1360, faleceu a 01 de Novembro de 1431.
É um dos 26 filhos conhecidos do prior do Crato, D. Álvaro Gonçalves Pereira e de D. Iria Gonçalves do Carvalhal.
Não se nos afigurando necessário falar sobre a sua vida, que é largamente conhecida, importa neste blogue referir que, entre a descendência de D. Nuno Álvares Pereira constam os Condes de Vila Nova de Portimão.
O 4º Conde de Vila Nova de Portimão, D. Luís de Lancastre, era descendente em 9º grau de D. Nuno Álvares Pereira.
D. Nuno Álvares Pereira é ainda ascendente de outras figuras ligadas à actual cidade de Portimão, com ramificações até ao presente, cujas ligações poderão ser vistas quando da apresentação do projecto www.genealogiadoalgarve.com.
Importa ainda recordar que D. Nuno Álvares Pereira, o 8º Santo Português foi beatificado em 23.01.1918 pelo Papa Bento XV e canonizado às 09.34 horas do dia 26.04.2009 pelo Papa Bento XVI.

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril em Portimão

Tal como a quase totalidade dos Munícipios também o de Portimão festejou o aniversário da Revolução de 25 de Abril.
Com muita animação na Zona Ribeirinha, provas desportivas e associativas e um espectáculo de Paulo de Carvalho a decorrer no Auditório Municipal de Portimão, as festividades políticas tiveram um papel de destaque e decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão.
Além das intervenções políticas por parte de Paulo Reis (Associação por Portimão), João Vasconcelos (BE), Rui Sacramento (CDU-PCP-PEV), João Caetano (CDS-PP), José Dias (PSD) e Lélio de Sousa Branca (PS) e dos Presidentes da Assembleia Municipal Francisco Florêncio e da Câmara Municipal Manuel da Luz, houve uma actuação brilhante do Grupo Coral Adágio.
A destacar destas comemorações a reduzida presença do público na Sessão Solene, que, na minha opinião reflecte o afastamento dos eleitores face aos eleitos, problema que chegou a ser tocado por alguns oradores.
Seguem algumas imagens da Sessão Solene:






video






Taça do Mundo de Ginástica Rítmica

Realizou-se no passado fim-de-semana, no Pavilhão Arena, em Portimão a IV Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, iniciativa que veio substituir o tradicional Torneio Internacional de Portimão, que vai na XXIII Edição.
Nesta edição estiveram presentes as Federações dos seguintes países:
Alemanha, Austrália, Áustria, Azerbeijão, Bielorússia, Brasil, Bulgária, Canadá, China, Chipre, República Checa, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Hungria, Israel, Itália, Japão, Kazaquistão, Letónia, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Suíça, Ucrânia, Uzbequistão, Venezuela

video

video

Portimão volta a ter o seu Coreto

As opiniões, felizmente, raramente são unânimes e na questão da reconstrução do antigo Coreto de Portimão promovida pela Junta de Freguesia de Portimão, também há quem aprove e quem esteja contra.
Pela minha parte, porque entendo que o mesmo nunca deveria ter sido demolido e será um motivo de interesse que embelezará a cidade, felicito a iniciativa e quem a tomou.
O antigo Coreto, construído em 1922, foi inaugurado em 1925.
Foi palco de concertos, muitos destes encerrando várias festividades e cerimónias oficiais.
Foi demolido na década de 60 do séc. XX, dando lugar a um monumento em homenagem a Manuel Teixeira Gomes, figura que deu nome à Praça onde o monumento se apresenta.

Manich Vitaly - Um pintor a conhecer

Tive o prazer de receber de presente de aniversário esta obra fantástica do pintor radicado em Portimão Manich Vitaly "Confissão de um pecador" descrito pelo autor "como um caminho curto com um horizonte infinito, de uma vida demasiado curta, insuportavelmente comprida...dimensional.
Vitaliy Manich nasceu em 1971 na cidade de Harcizsk, Ucrânia. Em 1995 concluiu os seus estudos de especialização em Kiev, na faculdade de artes gráficas.
Começou a desenhar desde muito jovem e ao terminar os estudos tomou consciência do papel decisivo das artes na sua vida, optando por se dedicar principalmente à pintura, embora sem esquecer outras vertentes artísticas.
Procurando sempre estudar melhorar a sua arte, Vitaliy Manich actualmente reside e trabalha em Portimão.
Foi feita uma exposição dos seus trabalhos no edifício da EMARP, em Portimão, entre os dias 21 de Março e 23 de Maio de 2008.
Para uma melhor avaliação da sua elevada qualidade artística segue outra imagem de um outro trabalho seu.
Sem dúvida Manich Vitaly é uma mais-valia artística para a cidade de Portimão, que deve ser divulgada e apoiada.

Presos Políticos Algarvios em Angra do Heroísmo e no Tarrafal

Foi hoje apresentado no Museu Municipal de Portimão o novo livro da minha ex-professora de história Maria João Raminhos Duarte, titulado "Presos Políticos Algarvios em Andra do Heroísmo e no Tarrafal", sem dúvida um trabalho muito útil para complementar os estudos de genealogia do Algarve.
Maria João Raminhos Duarte é natural de Moçambique, mas com raízes genealógicas em Silves, de onde eram naturais os seus progenitores.
Licenciada em História, fez mestrado em História Contemporânea de Portugal e, em 2008, concluiu, com nota máxima, o doutoramento em História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese "Oposição à Ditadura militar e ao Estado Novo no Algarve: o caso do concelho de Silves"
É autora das obras:
"Portimão, industriais conserveiros na 1ª metade do Séc. XX"
"João Rosa Beatriz, esboço de uma biografia política"
"José RodriguesVitoriano: o «operário construído»
É Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas na Escola E.B. 2, 3 Eng. Nuno Mergulhão, em Portimão e docente no ISMAT (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes) de Portimão.

Assento de baptismo de Manuel Teixeira Gomes

Em algumas fontes tenho visto a indicação de que o Presidente da República Manuel Teixeira Gomes nasceu em 1862.
Esta informação errada causou-me alguns transtornos, pois procurei, em vão, o seu registo de baptismo nos livros posteriores a 1862, sem nunca o ter encontrado.
A razão prende-se com o facto de Manuel Teixeira Gomes ter nascido à uma hora da madrugada do dia 27 de Maio de 1860 na, então, Rua dos Quartéis (actual Rua Júdice Bicker).
Baptizado às 5 horas da tarde na Igreja Matriz de Portimão, foi padrinho António Bernardo dos Santos, de Ferragudo e madrinha D. Ana Gomes.
Segue imagem do seu assento de baptismo.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Caso Gonçalo Amaral - Pedido de desculpa à Presidente do PSD

Estive a ver, atentamente, a reportagem que passou esta noite na TVI relativa ao caso Maddie McCann e senti um enorme peso na consciência, pela atitude que tomei no seguimento das declarações proferidas pela Presidente do PSD, Drª Manuela Ferreira Leite e que levaram ao veto do nome de Gonçalo Amaral como candidato a Presidente da Câmara Municipal de Olhão.
De facto, hoje ficou provado que o ex-Inspector da Polícia Judiciária Dr. Gonçalo Amaral não tem perfil para ser candidato a Presidente de um Município português ou para ocupar qualquer cargo político no nosso país…
Um ex-Inspector da Polícia Judiciária que alinha num programa como o que hoje passou na TVI, ou é louco, ou luta por algo em que acredita piamente; não se vendendo, não se resignando, lutando pelo que acredita ser a verdade, contra tudo e contra todos, sem recear represálias vindas de onde vierem, pondo o interesse da Organização que dirigiu acima dos seus próprios interesses e lutando pela dignificação de uma autoridade nacional que, por promiscuidade política, se viu enxovalhada além fronteiras…
Acreditando que Gonçalo Amaral não é louco, então o seu lugar não pode ser no meio de políticos que colocam em causa o trabalho dos agentes nacionais para brilhar além fronteiras; de políticos às voltas com casos Freeports, Sacos Azuis, Casas Pias, Contas na Suíça ou Apitos Dourados.
Alguém como Gonçalo Amaral, não se calaria, certamente, quando deparado com o rol de crimes que se cometem diariamente na vida política. Por isso, há que separar águas e deixar o mundo da corrupção, do favorecimento e da negociação do que é a verdade para os políticos e o da seriedade e da luta pela verdade para os idealistas corajosos.
Por isto, em nome da verdade, reconheço o meu erro e apresento neste mesmo meio um formal pedido de desculpas à Presidente do PSD pelas afirmações proferidas no passado, uma vez que, hoje reconheço, Gonçalo Amaral não poderia ser candidato à Câmara Municipal de Olhão. É sério demais para entrar nesse mundo obscuro!

domingo, 12 de abril de 2009

A1GP - Vitória para Portimão

A cidade de Portimão conheceu hoje uma grande vitória na sua competição de destino desportivo a nível mundial.
O investimento realizado no Autódromo do Algarve começa a mostrar resultados, sendo inquestionável a forma como promoveu o Município e toda a região do Algarve este fim-de-semana.
Com todos os hoteis com índices de ocupação muito superiores ao esperado nesta época de crise e uma assistência multinacional, ficou explicado porquê que Municípios como Portimão e Lagos chegam-se à frente no apoio a este investimento privado que, por ter utilidade pública deve ser fortemente apoiado por entidades públicas.
No campo da competição, temos a destacar o 3º lugar do piloto português Filipe Albuquerque.
Venha então a Fórmula 1, porque o município de Portimão já mostrou estar preparado para isso...
Seguem alguns momentos da prova:

O Hino Nacional

video

Partida para a volta de apresentação

video

Passagem à Primeira Volta

video

Troca de pneus de Filipe Albuquerque

video

Filipe Albuquerque em Primeiro

video

Última volta

video

Pódio

video

sábado, 11 de abril de 2009

FERRARI CHALLENGE EM PORTIMÃO

Desde ontem que a alta velocidade pode ser vista e sentida no Autódromo do Algarve, em Portimão.
A A1GP tem associada este fim-de-semana a Ferrari Challenge, onde carros desta marca competem no Autódromo do Algarve, numa prova que visa, fundamentalmente, avaliar a pericia dos pilotos, uma vez que todos os carros são iguais.
Sendo uma competição menos divulgada do que a A1GP seguem algumas imagens desta prova no Autódromo do Algarve.

video

video

quinta-feira, 9 de abril de 2009

III Encontro de Genealogistas do Algarve

No próximo dia 02 de Maio, a cidade de Portimão receberá o III Encontro de Genealogistas do Algarve.
Os trabalhos, que decorrerão no edifício do Museu Municipal, permitem a troca de informações relativas a genealogias do Algarve ou de famílias algarvias, sendo uma importante mais-valia para quem se dedica a esta ciência.
O Encontro de Genealogistas do Algarve começou em 2007 na cidade de Loulé, tendo-se realizado em 2008 na cidade de Tavira, contando em cada uma destas iniciativas com cerca de meia centena de participantes.

VODAFONE A1GP ALGARVE

O Autódromo do Algarve recebe este fim-de-semana o Vodafone A1GP Algarve, um acontecimento que marcará positivamente que nos visita neste período de Páscoa.
O enorme potencial deste projecto começa a ser visivel, com a cidade a obter índices de ocupação hoteleira muito superiores ao esperado nesta altura de crise generalizada.
Aqui fica a programação da prova:
SEXTA-FEIRA, 10 DE ABRIL
08.40 – 09.10 A1GP Atividade em Pista – Voltas John Watson
09.20 – 10.20 Ferrari Challenge Trofeo Pirelli - Testes
10.40 – 11.10 A1GP Primeira Sessão Treinos Livres, parte 1 (Sessão de Rookies)
11.30 – 12.00 A1GP Primeira Sessão de Treinos Livres, parte 2 (Sessão de rookies)
12.15 – 13.15 Ferrari Challenge Coppa Shell - European Series - Testes
13.30 – 13.50 A1GP Actividade em Pista – Exercícios Safety Car4
14.00 – 15.00 A1GP Segunda Sessão de Treinos Livres4
15.15 – 16.15 Ferrari Challenge Trofeo Pirelli - European Series - Sessão de Treinos Livres
16.30 – 17.30 Ferrari Challenge Coppa Shell - European Series - Sessão de Treinos Livres
17.45 – 18.45 Ferrari Owners Club/Clients & F1 Clienti - reconhecimento de pista
SÁBADO, 11 DE ABRIL
08.20 – 08.50 Ferrari Owners Club/Clientes & Ferrari Demo Laps (Media)
09.05 – 09.35 Ferrari Owners Club/Ferrai Demo Laps (VIP)
09.50 – 10.40 Ferrari Challenge Trofeo Pirelli - European Series - Sessão de Qualificação
11.00 – 12.00 A1GP Terceira Sessão de Treinos Livres
12.20 – 12.50 F1 Clienti A & B
13.10 – 13.55 Pit Lane Walk – Detentores Passe Paddock
14.15 – 14.25 A1GP Qualificação Segmento 1 - Corrida Sprint
14.30 – 14.40 A1GP Qualificação Segmento 2 - Corrida Sprint
14.45 – 14.55 A1GP Qualificação Segmento 3 - Corrida Feature
15.00 – 15.10 A1GP Qualificação Segmento 4 - Corrida Feature
15.30 – 16.00 F1 Clienti A & B
16.20 – 17.00 Ferrari Challenge Trofeo Pirelli - European Series - Corrida 1
17.20 – 17.50 Ferrari Owners Club/ Ferrari Demo Laps - VIPS
DOMINGO, 12 DE ABRIL
08.00 – 08.30 Ferrari Owners Club/Ferrari Demo Laps - Media
08.45 – 09.15 Ferrari Owners Club/Ferrari Demo Laps - VIPS
09.30 – 10.00 F1 Clienti A & B
10.20 – 11.00 A1GP Abertura de Pit Lane
11.00 – 11.25 A1GP Corrida Sprint
11.30 – 11.40 Cerimônia do Pódio Pódio
11.45 – 12.25 Ferrari Challenge Trofeo Pirelli & Coppa Shell – Corrida 2
12.35 – 13.15 Pit Lane Walk – Detentores Paddock Pass
13.10 – 13.40 Ferrari Demo Laps - VIPS
13.45 – 14.15 A1GP Cerimónia de Abertura
14.20 – 15.00 A1GP Abertura Pit Lane
15.00 – 16.10 A1GP Corrida Feature
16.15 – 16.30 Cerimônia do Pódio Pódio
16.40 – 17.10 F1 Clienti in Pista A & B
17.30 – 18.00 Ferrari Demo Laps - VIPS

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Campeonato do Mundo de Motonáutica - Imagens

Seguem algumas imagens e filmes do Campeonato do Mundo de Motonáutica, que se realizou em Portimão nos dias 04 e 05 de Abril de 2009:

video

video

video

video

video

sábado, 4 de abril de 2009

Abril - Mês do desporto em Portimão

A cidade de Portimão continua a dar cartas em termos desportivos a nível nacional.
Hoje, nas águas do Arade, realizou-se a primeira prova e entrega de prémios no Campeonato do Mundo de Motonáutica.

video

Durante a tarde, no Autódromo do Algarve, a marca Porches fazia testes aos seus carros.

video

No entanto, as actividades desportivas prolongar-se-ão ao longo de todo o mês, com uma oferta variada e de elevada qualidade, que prevê atrair milhares de pessoas a esta cidade.
Nos dias 10 a 12 de Abril o Autódromo do Algarve recebe o Grande Prémio A1GP Algarve/Portugal, que deverá contar com a presença do próprio Primeiro-Ministro, que se juntará a muitos milhares de amantes da velocidade automóvel.
O retorno deste projecto privado começa a aparecer e merece cada cêntimo do apoio público que lhe tem sido facultado.
No fim-de-semana de 16 a 19 de Abril é a vez de o Portimão Arena receber a IV Taça do Mundo de Ginástica Rítmica.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Campeonato do Mundo de Motonáutica

É já este fim-de-semana que Portimão recebe, pela 10º vez, o Campeonato do Mundo de Motonáutica.
Nas águas do Arade, num percurso alterado ano após ano, 26 pilotos atingem velocidades superiores a 160 Km/h, numa competição feroz e cheia de adrenalina, perante o olhar atento de milhares de espectadores distribuidos ao longo de toda a muralha ribeirinha.
De recordar que entre os participantes encontra-se o português Duarte Benavente, que ocupou o 15º lugar na Classificação Final do Campeonato do Mundo de Pilotos 2008.
O público pode ainda ter uma visita guiada ao Paddock no Sábado e no Domingo, entre as 10:00 horas e as 11:30 horas.
Sem dúvida um bom motivo para vir a Portimão.