quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Simão Bolivar tem ascendentes Portimonenses


Graças ao projecto de genealogia apoiado pelo município de Portimão http://www.genealogiadoalgarve.com/ torna-se mais fácil descobrir relações familiares de ancestrais portimonenses com indivíduos de todo o mundo.
Depois da surpresa que foi descobrir que figuras como Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa têm ascendências Portimonenses, ficamos agora a saber que também Simão Bolivar é descendente de um notável Portimonense.
O Capitão João Fernandes Leão Pacheco, nascido em Portimão no ano de 1543, partiu para a Venezuela em 1564, onde foi um dos fundadores da cidade de Caracas e fundador da cidade de Guanaré.
Notável conquistador, ajudou a consolidar o poder colonial espanhol e exerceu vários cargos políticos e administrativos, sendo uma das principais figuras da história venezuelana, ainda hoje recordado.
Leão Pacheco é 7º avô de Simão Bolivar por dois ramos diferentes, iniciados por duas filhas suas, Maria Pacheco e Leonor Pacheco (ambas 6ªs avós de Bolivar), mães de dois Juan Pacheco distintos (5ºs avós de Bolivar), pais de, respectivamente, Agustin Herrera e Clara Onate (4º avós de Bolivar), o primeiro pai de Juan Ascanio e a segunda mãe de Paula Ochoa (trisavós de Bolivar), que casaram entre si e tiveram Isabel Liendo, (Bisavó de Bolivar), que foi mãe de Francisca Herrera (avó materna de Bolivar), que foi mãe Maria Blanco, mãe de Simão Bolivar.

Sem comentários:

Enviar um comentário