terça-feira, 4 de agosto de 2009

Concurso de Estátuas Humanas em Portimão

Nos passados dias 30 e 31 de Julho de 2009 decorreu na zona comercial de Portimão um concurso de Estátuas Humanas, promovido pela recém-criada UAC (nova associação que envolve a ACP, a ACRAL e a Câmara de Portimão).
Há anos que não via o centro da cidade com tanta vida nocturna, provando que, para revitalizar o centro da cidade não é necessária nenhuma tarefa herculeana, milhões de Euros, ou espectáculos com grandes artistas internacionais, mas tão-só criar um motivo qualquer que justifique a deslocação das pessoas ao centro da cidade.
Um desses motivos poderia ser o da abertura do comércio em horário nocturno, como acontece em Alvor ou na Praia da Rocha. Há muitas pessoas de Portimão que não fazem compras no comércio tradicional e optam pelas grandes superfícies unicamente porque o seu horário de trabalho não é compatível com o horário do comércio local. A abertura dos estabelecimentos comerciais nos meses de Verão em horário nocturno, poderá parecer não se justificar no primeiro ou no segundo ano, mas se a população e os turistas se habituarem a que o comércio do centro está aberto, acabam por ir fazer as suas compras nesse período.
Um exemplo dessa realidade é o que nos dão as lojas dos Chineses, abertas até às 23:00 horas no Verão, tendo sempre clientes. São uma concorrência desleal? Talvez... Mas fazem uma opção comercial e obtém lucros com isso.
Infelizmente, acabamos por ir para o centro nestes dias para ver o concurso e constatar que a esmagadora maioria das lojas estava fechada, nos dias em que as associações de comerciantes realizam uma iniciativa que pretende revitalizar e valorizar o comércio local.
É pena!...

1 comentário: