sábado, 22 de agosto de 2009

Até tu, Bloco de Esquerda?!


Afinal:
- O Partido da defesa dos direitos das minorias;
- O Partido do respeito pelos eleitores;
- O Partido que apela à igualdade entre os Seres;
- O Partido que levanta a bandeira da Regionalização;
- O Partido que pretende ser a terceira via;
É como a terceira auto-estrada Lisboa/Porto, uma via paralela, que tem a mesma origem e o mesmo destino.
Depois de o PS e do PSD terem colocado como cabeças-de-lista pelo Algarve figuras que nada têm a ver com a Região, o Bloco de Esquerda, logo que achou que estava garantida a eleição de um Deputado pelo Algarve, colocou logo em nº 1 uma figura estranha à região, de seu nome Maria Cecília Vicente Duarte Honório.
Pois é… Os algarvios serviram para encabeçar listas quando se sabia que não eram eleitos, mas agora que é para distribuir lugares de eleição certa estão primeiro os compadres e as comadres do aparelho partidário.
Com isto, são três os Deputados que o Algarve terá a menos no Parlamento na próxima Legislatura; restam 5…

1 comentário:

  1. Tem toda a razão Nuno. É lamentável o que se está a passar este ano com as listas pelo Algarve. Se é verdade que a Constituição diz que os deputados não representam a região de onde provêm, mas sim os superiores interesses da nação, verdade é também que o espírito que subjaz ao princípio da democracia representativa deverá conduzir a que as pessoas possam ser representadas por quem melhor conheça as suas necessidades e aspirações. E isso faz-se a uma escala regional: chama-se política de proximidade. Mais ainda do que tem sido habitual, desta vez, o Algarve corre um sério risco de subrepresentação parlamentar, isto é, de termos menos voz no principal órgão legislativo do Estado Português. A opção do Bloco só surpreende quem nunca lá esteve por dentro. A verdade é que a razão pela qual eu me afastei do partido foi precisamente uma questão de centralismo monopolizador. Passo a esplicar: nas últimas campanhas autárquicas, a Direcção do Bloco destinou dois terços da totalidade de fundos disponíveis para as campanhas, para apoiar o Sá Fernandes em Lisboa. Até um autocarro de campanha lhe compraram (coisa de burgusinhos "Morangos com Açúcar"), pouco sobrando para distribuir pelas restantes zonas do país, em especial o Algarve, onde o partido vinha crescendo com grande potencial. Assim, os nossos candidatos a sul viram-se completamente desapoiados e abandonados pela direcção do partido, obtendo resultados muito abaixo do que aqueles que seriam esperados, dado o forte ascendente do bloco na região. Sá Fernandes, depois de garantido o poleiro, virou-lhes as costas - bem-feito!
    Agora, uma vez mais, querem usar o Algarve como maná de recolha de votos, aproveitando-se do espíriro largamente aberto (e portanto permeável às ideias do Bloco) dos algarvios, sem nada nos oferecerem em troca. E por moeda de troca, entendo a representatividade e planos concretos que digam respeito à nossa região. Provavelmente votarei BE, mas fica-me a mágoa, uma vez mais, do esquecimento a que Lisboa nos vota. E sim, Nuno: "Até tu, Bloco de Esquerda".
    Mas para quando afinal, a revisão constitucional que permita partidos regionais? Se calhar para o dia de S. Nunca, para o qual parece também estar agendada a regionalização...

    ResponderEliminar