quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Antonieta Guerreiro e Mário Cintra candidatos a Deputado pelo PSD

Residente em Portimão há mais de 10 anos, Antonieta Guerreiro tem garantida a sua eleição como Deputada pelo Círculo Eleitoral do Algarve, ocupando o 3º lugar na lista de candidatos.
Será uma mais-valia para Portimão a eleição desta sua cidadã jovem, dinâmica e interessada pelo desenvolvimento da sua Região. Regionalista, certamente apoiará a realização de um novo referendo à Regionalização, sendo certo que colocará os interesses do Algarve acima dos interesses politico-partidários.
Segue nota biográfica:
Antonieta Paulino Felizardo Guerreiro, 36 anos, natural da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro reside, actualmente, em Portimão. Tem duas formações académicas e um vasto percurso nacional e internacional na qualidade de dirigente associativa.
Depois de dois cursos de formação em psicopedagogia com aptidão para lições de catequese, actividade de desenvolveu durante 10 anos com crianças e jovens dos 6 aos 14 anos e um curso de Valorização Pessoal, com aptidão para modelo fotográfico, iniciou a vida académica, no ano de 1994, ingressando no curso de Relações Internacionais da Universidade Lusíada, em Lisboa.
Entre 1994 e 1996 fez parte dos órgãos sociais do CEPRI (Circulo de Estudos e Pesquisas de Relações Internacionais), primeiro na qualidade de presidente da mesa e, posteriormente, como vogal da direcção.
Durante os anos de 1997 e 1998, fez parte da AASUL (Associação de Acção Social da Universidade Lusíada) que entre outras iniciativas organiza, anualmente, um projecto de missão ad gentis, durante o mês de Setembro em Cabo Verde. Neste âmbito, realizou no 1.º ano, actividades no hospital de Santa Catarina, e no 2.º ano actividades de ocupação de tempos livres, com crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos da freguesia da Assomada (Ilha de Santiago).
Tendo interrompido os estudos no segundo semestre do último ano, por motivos pessoais e familiares, regressou ao Algarve em 1998 e ingressou no curso de Gestão de Recursos Humanos do ISMAG/ISHT de Portimão.
Em Julho de 2001, foi admitida como animadora sócio-cultural no GRATO (Grupo de Apoio a Toxicodependentes – IPSS, com sede em Portimão), funções que desempenhou até Agosto de 2003.
No Ano de 2004 estagiou no CHBA (Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio), onde levou a cabo uma investigação com vista à realização e apresentação do relatório de estágio, para conclusão da licenciatura, subordinado ao tema: “Processos de Mudança Organizacional e Cultural: A importância da Abordagem da Programação Neurolinguística”
Entre Maio e Setembro de 2005, assumiu as funções de jornalista, no Jornal “Região Sul”, jornal semanário e diário on-line, na qualidade de correspondente do barlavento algarvio.
Entre Outubro de 2005 e Janeiro de 2007 trabalhou como jornalista para o Jornal “Notícias de Albufeira”.
Actualmente, é assistente de direcção do Movimento Cívico “Regiões Sim”, um movimento sem fins lucrativos, a nível nacional e supra-partidário que tem como missão conduzir o país à Regionalização.
Tendo interrompido a licenciatura, entre 2004 e 2009, por motivos profissionais e académicos, desde de 1999 até à data tem dedicado muito tempo às actividades académicas e partidárias, a saber:
§ Presidente da Associação Académica do ISMAG/ISHT de Portimão, por 2 mandatos nos anos lectivos de 1999/2000 e 2000/2001;
§ No ano de 2001 a convite da Dra. Evelina Madeira, candidata à Câmara Municipal de Portimão nas eleições autárquicas de 2001, foi mandatária da sua lista para a área da Juventude.
§ No ano lectivo de 2001/2002 foi presidente da mesa da Assembleia Geral de alunos, acumulando funções como secretaria do Conselho Fiscal da FNESPC (Federação Nacional das Associações de estudantes do Ensino Superior Particular e Cooperativo).
§ Ainda em 2001, fez parte da comissão instaladora do FAIRe (Fórum Académico de Informação e Representação Externa - http://faire.no.sapo.pt/) Em nome do FAIRe, organizou e participou em várias actividades, tendo as mais significativas ocorrido: em Outubro de 2002 na cidade de Turku - Finlândia, onde fez parte da delegação Portuguesa para a 43ª Board Meeting da ESIB (National Unions of Students in Europe - http://esib.org/), onde o FAIRe tem assento; participou na V Convenção Europeia de Estudantes que se realizou em Atenas, em Maio de 2003; participou na organização, em Novembro de 2003, da 45ª BM em Porto Santo, da qual o FAIRe foi anfitrião. Participou ainda na 49ª Bord Meeting da ESIB, em Reims e nas convenções estudantis, preparatórias do Processo de Bolonha que tiveram lugar em Viena de Áustria e em Berlim, respectivamente, em 2005 e 2006
§ Em Janeiro de 2002, e após ter cessado funções na direcção da AAISMAG/ISHT, iniciou a sua militância no PPD/PSD. A 9 de Setembro de 2002 iniciou o seu mandato como presidente da JSD de Portimão, cargo que ocupou até ao dia 13 de Junho de 2003 - dia em que ao completar 30 anos cessou a sua liderança na JSD - cumprindo um mandato de 9 meses e não de 12 como o previsto. Em Dezembro do mesmo ano, a convite do Dr. Pedro Martins integrou, como vogal, a sua lista à Comissão Politica do PSD de Portimão.
§ Em 2002 foi também vogal da Comissão Politica Distrital da Juventude Social Democrata do Algarve.
§ Nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2005, assumiu funções de directora de campanha, em Portimão, para as eleições legislativas.
§ Em Maio de 2006 foi candidata à OSCE para a observadora internacional, na qualidade de jornalista, às eleições presidenciais da Bielo-Rússia.
§ De 13 a 20 de Agosto de 2006, em Immensee, Suiça, participou juntamente com a direcção da Associação Académica do PIAGET de Silves no seminário internacional “From Discussion to Reality”, no âmbito do programa Comunitário “Equal”, ande foi apresentado um projecto de prevenção primária das toxicodependências no ensino secundário
§ No âmbito do FAIRE, em Fevereiro de 207, foi candidata ao “Gender Equality Committee” - Comité Internacional para a Igualdade de Géneros, da Federação Europeia de Associações de Estudantes (ESIB / ISU)
§ Janeiro 2007, candidatou ao prémio comunitário Lorenzo Natali, o artigo de jornal intitulado «25th November - Women who fight for a democratic State of Law in Belarus»
§ Actualmente é vogal, em segundo mandato, da Comissão Politica Distrital do PSD Algarve, liderada pelo deputado José Mendes Bota.
§ É coordenadora distrital do Movimento das Mulheres Social Democratas – um movimento informal dentro Comissão Politica Distrital do PSD Algarve, composto por 14 coordenadoras de núcleos municipais e 6 inerências das estruturas partidárias da JSD, TSD e ASD.
Mário Cintra, 55 anos, natural de Ferragudo, reside em Portimão há largos anos.
Ocupa o último lugar da lista de candidatos a Deputados pelo Algarve.
Mário Cintra é titular de dois cursos superiores, em Engenharia Mecânica e Gestão e Administração Escolar, sendo Director da Escola Profissional de Agricultura de Messines.
Politicamente foi Presidente do Núcleo dos TSD de Portimão, pertenceu a várias Comissões Políticas da Secção de Portimão do PSD e foi Director de Campanha do candidato à Presidência da República Engº Ferreira do Amaral.

1 comentário:

  1. Sou descendente de família CINTRA de Ferragudo e ao procurar sobre familiares apareceu este Blog. Talvez ainda sejamos da mesma família. A minha avó era Maria da Glória Cintra,filha de Antão dos Santos Cintra.
    Será que estes nomes lhe dizem alguma coisa.
    A minha avó era prima da avó paterna de António Félix Mourinho.

    ResponderEliminar